Busca no Site - site search
"Tenha o cuidado de não se sentir estrangeiro Em nenhuma parte do mundo. Eduque seu filho, desde a mais tenra idade No amor aos horizontes largos. Viva em escala mundial Melhor ainda, universal" (Dom Hélder Câmara)
 

2º Simpósio de Missiologia no Brasil

Centro Cultural Missionário (CCM)
Rede Ecumênica Latino Americana de Missiolog@s (RELAMI)
 

2º Simpósio de Missiologia no Brasil

Teologia para uma missão pós-conciliar a partir da América latina hoje

Brasília, de 25 de fevereiro a 1 de março de 2013

O Centro Cultural Missionário de Brasília (CCM) e a Rede Latino America-na de Missiologos e Missiologas (RELAMI), promovem em Brasília, de 25 de fevereiro a 1 de março de 2012, o 2º Simpósio de Missiologia no Brasil. Tema do evento será: "Teologia para uma missão a partir da América latina hoje".

Esse segundo simpósio acontece 14 anos após o primeiro, realizado em São Paulo de 18 a 22 de maio de 1999, convocado pelo Curso de Pós-graduação em Missiologia da Pontifícia Faculdade de Teologia Nossa Senhora da Assunção, que teve como tema: "Os confins do mundo no meio de nós".

O horizonte missiológico do Vaticano II forjou a transição de uma Igreja Cristandade para uma Igreja Povo-de-Deus. Por causa dos 50 anos que se passaram desde o início do Concílio (1962) e de certa estagnação na vida eclesial de hoje, muitos movimentos eclesiais e comunidades teológicas procuram reconstruir a dimensão histórica do significado e imperativo teológico-pastoral do Vaticano II para a vida da Igreja. Já o Documento de Aparecida (2007) nos pediu com insistência: "A Igreja é chamada a repensar profundamente e a relançar com fidelidade e audácia sua missão nas novas circunstâncias latino-americana e mundiais" (DAp 11).

Este Simpósio de Missiologia será realizado na sede do CCM. Quer ser um momento de encontro, reflexão, estudo, partilha e articulação, durante o qual pensamos dar os primeiros passos para uma associação de missiólogos no Brasil, em vista de dar apoio a formadores e assessores que atuam em organismos missionários e escolas teológicas.

São convidados a participar mestres e doutores em missiologia, docentes e teólogos de outras áreas, representantes de instituições e organizações missionárias, assim como agentes de pastoral e animadores missionários interessados a aprofundar os temas da programação.


OBJETIVO GERAL
Repensar e relançar com fidelidade e audácia o serviço da missiologia nas novas circunstâncias latino-americanas e mundiais (DAp 11), à luz do Concílio Vaticano II.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS
• Resgatar as heranças e os horizontes missiológicos do Concílio Ecumênico Vaticano II;
• Promover uma reflexão, estudo e partilha sobre o papel da missiologia na atual conjuntura e-clesial, acadêmica e institucional no Brasil e na América Latina;
• Lançar perspectivas para uma ação missionária descolonizada, aberta às culturas e aos contex-tos sociais, advogada da justiça e defensora dos pobres (DAp 395), servidora do Reino e hóspe-de na casa dos outros;
• Articular e organizar a associação de missiólog@s no Brasil, em vista de dar apoio a formadores e assessores que atuam em organismos missionários e escolas teológicas.

PÚBLICO
Docentes, teólogos, pesquisadores, representantes de instituições missionárias, agentes de pastoral e animadores missionários interessados a aprofundar os temas da programação.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

  1. Segunda, 25 de fevereiro, às 19h00: acolhida e abertura.
  2. Terça, 26 de fevereiro: VER – MEMÓRIA E SIGNIFICADO DA CAMINHADA MISSIOLÓGICA LATINO-AMERICANA E SEU SIGNIFICADO HOJE – Prof. Sérgio Coutinho, assessor da Comissão Episcopal para o Laicato e presidente da CEHILA/Brasil; Prof. Roberto Marinucci, mestre em Missiologia e diretor da Revista Interdisciplinar da Mobilidade Humana.
  3. Quarta, 27 de fevereiro: JULGAR – TEOLOGIA PARA UMA MISSÃO PÓS-CONCILIAR A PARTIR DA AMÉRICA LATINA: ÂMBITOS, CAMINHOS E TAREFAS – Pe. Paulo Suess, doutor em Teologia, professor na Pós-graduação do Instituto São Paulo de Estudos Superiores (Itesp); Pe. Joachim Andrade, svd, doutor em Ciências da Religião pela PUC/SP; Pe. Estêvão Raschietti, sx, mestre em Missiologia e diretor do Centro Cultural Missionário.
  4. Quinta, 28 de fevereiro: AGIR – PERSPECTIVAS PARA A MISSIOLOGIA DIANTE DAS NOVAS CONJUNTURAS DOS NOVOS DESAFIOS TEOLÓGICOS-PASTORAIS – Pe. Alexandre Otten, svd, doutor em Teologia, professor na Pós-graduação do Instituto São Paulo de Estudos Superiores (Itesp); Pe. Márcio Fabri dos Anjos, C.Ss.R, professor de graduação e pós-graduação no Instituto São Paulo de Estudos Superiores, vice-presidente da Sociedade Brasileira de Bioética.
  5. Sexta, 1 de março, até 12h00: ORGANIZAR E CELEBRAR – RUMO A UMA ASSOCIAÇÃO DE MISSIÓLOG@S NO BRASIL – Rede Ecumênica Latino Americana de Missiolog@s.

METODOLOGIA
Duas sessões de manhã de exposições e debates. Duas à tarde de oficinas, grupos de estudo e sínteses. À noite, encontro com convidados.

DATA E LOCAL
A Semana será realizada de 25 de fevereiro a 1 de março de 2013, no Centro Cultural Missionário, SGAN 905 Conj. “C” – Brasília, DF – Fone: (61) 3274.3009.

INSCRIÇÕES
Poderão ser efetuadas pela internet através do website: www.ccm.org.br. A taxa de hospedagem é de R$ 400,00. Vagas limitadas.


Para as inscrições e para maiores informações acesse o site do CCM
clique aqui

 

 

Copyright © 2008 - Missiologia – RELAMI
Todos os direitos Reservados
Malagueta / Br Comunicação