Busca no Site - site search
"A vida se alcança e amadurece à medida que é entregue para dar vida aos outros. Isso é, definitivamente, a missão" (Documento de Aparecida 360)
 

Membros Fundadores

Grupo Fundador da Relami

Pe. Paulo Suess – alemão, no Brasil desde 1966, doutor em Teologia Fundamental pela Universidade de Münster. Participou do trabalho pastoral na Amazônia, exerceu o cargo de secretário-geral do Conselho Indigenista Missionário (Cimi), fundou o Departamento de Pós-graduação em Missiologia em São Paulo, foi presidente da Associação Internacional de Missiologia (IAMS). Atualmente é assessor teológico do Cimi e professor na Pós-graduação do Instituto São Paulo de Estudos Superiores (Itesp).

Pe. Estevão Raschietti, SX – italiano, missionário xaveriano, no Brasil desde 1990, mestre em Teologia Dogmática com Concentração em Missiologia pela Pontifícia Faculdade de Teologia NS. da Assunção. Atuou como co-diretor da Revista Missões, assessor do Conselho Missionário Regional Sul1, Secretário Executivo do Conselho Missionário Nacional, Diretor do Centro Xaveriano de Animação Missionária, Professor de Teologia. Atualmente, é Diretor do Centro Cultural Missionário de Brasília, organismo da CNBB.

Ir. Agnese Costalunga, MdI – missionária da Imaculada, mestre e doutora em Teologia Sistemática com concentração em Missiologia pela Faculdade Nossa Senhora da Assunção em São Paulo. Atuou como "Superiora Delegada" de sua congregação na Amazônia, Presidente da CRB Regional de Manaus e Conselheira Provincial no Brasil Sul. Atualmente é professora de missiologia na Pontifícia Universidade Católica (PUC-SP) e no Instituto São Paulo de Estudos Superiores (ITESP), em São Paulo.

Pe. Julio Cesar Werlang, MSF - missionário da Sagrada Família, especializado em Educação Superior na Ulbra de Palmas, TO, mestre em Educação pela UPF - Universidade de Passo Fundo, RS. Está cursando o Doutorado em Filosofia e Psicanálise na UNISINOS, RS, com o tema de pesquisa: "Análise da Subjetividade Contemporânea: as possibilidades emancipatórias do sujeito no contexto da globalização e da indústria cultural". Atualmente, é membro do Governo Geral dos Missionários da Sagrada Família em Roma.

Pe. Joachim Andrade, SVD – indiano, missionário do Verbo Divino, no Brasil desde 1992, especializado em Dança Clássica Indiana estilo Bharata Natyam pelo Institute of Performing Arts, Mumbai, Índia, mestre em Antropologia Social pela Universidade Federal do Paraná, UFPR, doutor em Ciências da Religião pela PUC de São Paulo. Atuou no Brasil como formador, animador missionário e vocacional, superior provincial da Provincia Brasil Sul do Verbo Divino, com sede em Curitiba, PR.

Dom Luiz Fernando Lisboa, CP – missionário passionista, especialista em Missiologia pela Faculdade de Teologia Nossa Senhora Assunção, São Paulo, SP, mestrando em Teologia Pastoral pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná, em Curitiba. Coordenou o Curso de Pós-Graduação em Missiologia da PUC Curitiba. Foi membro da Equipe de Reflexão Missionária da CRB Nacional e Pároco da Paróquia Santa Teresinha de Lisieux, em Colombo, Arquidiocese de Curitiba. Trabalhou em Moçambique durante oito anos (2001-2008). Em 2013 foi nomeado bispo de Pemba, Moçambique.

Pe. Alcides Costa, MCCJ – missionário comboniano, bacharel em teologia pela Universidade Urbaniana de Roma, Pós-Graduação em Comunicação Social pela Universidade de São Francisco, São Paulo. Trabalhou como missionário na Colômbia por 10 anos. Atuou como animador missionário da província no Brasil. É membro da equipe de reflexão missionária da CRB, Coordenador do Curso de Missiologia CCM-COMIRE/SP. Atualmente é superior provincial da Província do Brasil com sede em São Paulo.

Pe. Jaime Carlos Patias, IMC – missionário da Consolata, mestre em comunicação pela Faculdade Cásper Líbero em São Paulo. É secretário nacional da Pontifícia União Missionária e assessor de Comunicação das POM. Membro do Grupo de Pesquisa Comunicação na Sociedade do Espetáculo, autor de vários artigos e co-autor dos livros Comunicação e Sociedade do Espetáculo, (Paulus, 2006) e Comunicação, Cultura de Rede e Jornalismo, (Almedina, 2012). Trabalhou em Moçambique (1994-2001). Foi diretor da revista e do site Missões (2002-2012).

Pe. Sidnei Marco Dornelas, CS – missionário de São Carlos, scalabrinianos, Bacharel em Teologia pelo Instituto São Paulo de Estudos Superiores (ITESP), mestre em Ciências Sociais pelo Institut Catholique de Paris, e em Teologia Pastoral pela Pontifícia Faculdade de Teologia Nossa Senhora da Assunção. De 1993 a 2009 trabalhou no Centro de Estudos Migratórios (CEM). Desde 2010 é Assessor da Comissão Episcopal para a Missão Continental e membro da equipe de apoio do Setor Pastoral da Mobilidade Humana, na CNBB.

 

 

Copyright © 2008 - Missiologia – RELAMI
Todos os direitos Reservados
Malagueta / Br Comunicação