Busca no Site - site search
"Tenha o cuidado de não se sentir estrangeiro Em nenhuma parte do mundo. Eduque seu filho, desde a mais tenra idade No amor aos horizontes largos. Viva em escala mundial Melhor ainda, universal" (Dom Hélder Câmara)
 

3º Simpósio de Missiologia no Brasil

Centro Cultural Missionário (CCM)
Rede Ecumênica Latino Americana de Missiolog@s (RELAMI)
 

3º Simpósio de Missiologia no Brasil

Palavra de Deus e Missão:
Identidade, alteridade, universalidade na Bíblia

Brasília, de 24 a 28 de fevereiro de 2014

O Centro Cultural Missionário de Brasília (CCM) e a Rede Ecumênica Latino America-na de Missiologos e Missiologas (RELAMI), promovem em Brasília, de 24 a 28 de fevereiro de 2014, o 3º Simpósio de Missiologia. Tema do evento será: Palavra de Deus e Missão:Identidade, alteridade, universalidade na Bíblia".

Esta iniciativa acontece com a finalidade de incentivar o debate missiológico entorno da missio ad gentes e alimentar a rede de missiolog@s composta por especialistas, pós-graduandos, mestres e doutores que contribuem com a pesquisa e a reflexão.

O tema “Palavra de Deus e Missão” diz respeito a um dos núcleos principais da reflexão missiológica e da demanda de formação de base. Ao longo da história da evangelização, as igrejas utilizaram a Sagrada Escritura para encontrar significados para as mais diferentes metodologias e paradigmas missionários. Como interpretar o mistério de Jesus Cristo, único mediador entre Deus e os homens (cf. 1Tm 2,5-7) diante da pluralidade das diferentes religiões e culturas, e do direito à liberdade religiosa promovida pelo próprio Concílio Vaticano II?

A participação ao 3º Simpósio está aberta. Além de missiólogos e associados à RELAMI, são convidados também docentes, especialistas e teólogos de outras áreas, representantes de instituições e organismos missionários. Com esse evento, queremos promover mais uma oportunidade de encontro, estudo e partilha para melhor oferecer um serviço qualificado de assessoria e formação às nossas comunidades, dando continuidade à articulação e à organização da associação de missiolog@s.


OBJETIVO GERAL
Fundamentar o compromisso missionário na Palavra de Deus, a partir do contexto de sua origem e de seu anúncio, chegar à interpretação adequada dos textos bíblicos para que sejam a alma do anúncio de Jesus a todos hoje (cf. DAp 247-248).

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

  • Conhecer melhor a Escritura, para melhor conhecer Jesus “tal como os Evangelhos nos trans-mitem” (DAp 139), para discernirmos qual o nosso testemunho nas atuais circunstâncias e nos tornar-nos sempre mais aptos a anunciá-lo (cf. DAp 247);
  • Aprofundar as perspectivas bíblicas dos temas da identidade, alteridade e universalidade diante das exigências de uma ação missionária descolonizada, aberta às culturas, ao diálogo inter-cultural e inter-religioso e aos contextos sociais;
  • Abordar os principais desafios das passagens bíblicas para a missão ad gentes hoje;
     

PÚBLICO
Docentes de missiologia, mestres, doutores, especialistas, pós-graduandos, membros e representantes de instituições, comunidades e organismos missionários.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

  1. Segunda, 24 de fevereiro, às 18h00: acolhida e abertura.
  2. Terça, 25 de fevereiro: ISRAEL E AS NAÇÕES: MONOTEÍSMO E IDOLATRIA, O POVO ELEITO E TODOS OS POVOS, ALIANÇA E EXCLUSIVIDADE DE YHWH – Pra. Nancy Cardoso Pereira, pastora metodista, doutora em Ciências da Religião; Ir. Tea Frigério, mmx, pós-graduada em Assessoria Bíblica pela EST – CEBI, membro da equipe de Formação do CEBI.
  3. Quarta, 26 de fevereiro: JESUS E OS OUTR@S: OVELHAS PERDIDAS E ESTRANGEIROS,  JUDEUS E GENTIOS, SALVAÇÃO E PERDIÇÃO NA COMUNIDADE CRISTÃ – Frei Carlos Mesters, O.Carm, doutor em Teologia Bíblica, membro fundador do CEBI; Francisco Orofino, doutor em Teologia Bíblica, coordenador nacional do CEBI.
  4. Quinta, 27 de fevereiro: NÓS E OS OUTR@S: ATRAÇÃO, ENCONTRO E NOVAS RELAÇÕES NA MISSÃO HOJE – Pe. Paulo Suess, doutor em Teologia, professor na Pós-graduação do Instituto São Paulo de Estudos Superiores (Itesp); Pe. Estêvão Raschietti, sx, mestre em Missiologia e diretor do Centro Cultural Missionário.
  5. Sexta, 28 de fevereiro, até 12h00: CONCLUSÕES E PASSOS DE ARTICULAÇÃO PARA A RELAMI – Rede Ecumênica Latino Americana de Missiolog@s.

METODOLOGIA
Duas sessões de manhã de exposições e debates. Duas sessões à tarde de grupo de estudo, experiências missionárias, amarração e sínteses. É importante os participantes trazerem consigo o documento Ad Gentes, junto a reflexões e anotações próprias, para contribuir com o debate.

DATA E LOCAL
A Semana será realizada de 24 a 28 de fevereiro 2014, no Centro Cultural Missionário, SGAN 905 Conj. “C” – Brasília, DF – Fone: (61) 3274.3009.

INSCRIÇÕES
Poderão ser efetuadas pela internet através do website: www.ccm.org.br. A taxa de hospedagem é de R$ 500,00. Vagas limitadas.


Para as inscrições e para maiores informações acesse o site do CCM
clique aqui

 

 

Copyright © 2008 - Missiologia – RELAMI
Todos os direitos Reservados
Malagueta / Br Comunicação