Busca no Site - site search
"A vida se alcança e amadurece à medida que é entregue para dar vida aos outros. Isso é, definitivamente, a missão" (Documento de Aparecida 360)
 

2° Congresso Missionário Nacional de Seminaristas

Pontifícias Obras Missionárias


2º CONGRESSO MISSIONÁRIO NACIONAL DE SEMINARISTAS

Belo Horizonte, MG, 9 – 12 de julho de 2015

As Pontifícias Obras Missionárias (POM) têm a alegria de promover o 2º Congresso Missionário Nacional de Seminaristas (CMNS), nos dias 9 a 12 de julho de 2015, na PUC Minas, em Belo Horizonte (MG). Motivado pelo tema: “O missionário presbítero para uma Igreja em saída”, e o lema: “Ide sem medo para servir” (Papa Francisco), o evento pretende reunir 300 participantes entre seminaristas, reitores de seminários, formadores, bispos e convidados. O objetivo é animar e aprimorar a formação missionária dos futuros presbíteros em vista de um autêntico espírito missionário.

Inscrições e vagas

As inscrições dos seminaristas já estão sendo feitas somente por meio dos Conselhos Missionários Regionais (Comires) tendo como critério a representatividade dos seminários (Filosofia e Teologia) e casas de formação religiosas, conforme as vagas disponíveis para cada Regional da CNBB. Em alguns casos, o Comire conta com a ajuda da OSIB local e dos Comises. As fichas preenchidas devem ser enviadas às POM até o dia 30 de abril, juntamente com a informação das vagas que sobrarem para serem remanejadas. A taxa é de R$ 100,00. O coordenador do Comire reúne as inscrições juntamente com a taxa do seu Regional e envia às POM.

Cartilha de preparação

Para envolver o maior número de seminaristas na reflexão sobre o tema do Congresso, elaboramos uma Cartilha com quatro roteiros de encontros. A proposta é que o subsídio seja estudado pelos seminaristas do Brasil (Filosofia e Teologia) durante o primeiro semestre de 2015, como preparação ao Congresso. As Cartilhas já foram distribuídas pelos Comires a todos os seminários.

O subsídio encontra-se disponível em PDF

Explicação do cartaz

Na imagem um jovem sobressai do globo entre os mapas dos continentes. Os traços ligam o corpo do jovem presbítero ao mundo indicando a realidade onde ele deve viver sua missão. Uma das linhas contorna a cabeça do jovem e desce ao longo do corpo em forma de cajado. Esta com outro traço vindo do mapa formam uma cruz sobre seu coração. O missionário presbítero como bom pastor, tem a missão na mente e no coração.

A veste branca na mão esquerda tem estilo de uma túnica para indicar que o jovem deve viver atento à vocação a qual foi chamado, mas ao mesmo tempo, deve vivê-la junto ao povo, por isso a manga direita é de uma camisa. Tudo está unido à missão de Deus Trindade retratado nas três linhas que contornam a parte esquerda do desenho.

O cartaz contém as cores missionárias dos continentes (vermelho, amarelo, verde, azul e branco) que somados ao globo e ao mapa simbolizam a missão universal, na qual as Igrejas locais estão convocadas a cooperar. Essa visão é reforçada pelo tema do Congresso: “O missionário presbítero para uma Igreja em saída”, e o lema: “Ide sem medo para servir”.

A ideia original do cartaz é do seminarista Silas de Oliveira da Comunidade de Ação Pastoral, em Pouso Alegre (MG) e a arte final de Wesley T. Gomes, designer das POM.

 


Para maiores informações acesse o site das POM
clique aqui

 

 

Copyright © 2008 - Missiologia – RELAMI
Todos os direitos Reservados
Malagueta / Br Comunicação