Busca no Site - site search
 
 

Documentos documents

09/07/2015 - Francisco

Discurso de Francisco ao II Encontro Mundial dos Movimentos Populares

Em Roma, senti algo muito belo: fraternidade, paixão, entrega, sede de justiça. Hoje, em Santa Cruz de la Sierra, volto a sentir o mesmo. Obrigado! Soube também, pelo Pontifício Conselho «Justiça e Paz» presidido pelo Cardeal Turkson, que são muitos na Igreja aqueles que se sentem mais próximos dos movimentos populares. Muito me alegro por isso! Ver a Igreja com as portas abertas a todos vós, que se envolve, acompanha e consegue sistematizar em cada diocese, em cada comissão «Justiça e Paz», uma colaboração real, permanente e comprometida com os movimentos populares. Convido-vos a todos, bispos, sacerdotes e leigos, juntamente com as organizações sociais das periferias urbanas e rurais a aprofundar este encontro.

Faça o download do arquivo completo clicando aqui.


23/04/2015 - POM - Brasil

Cartilha para o 2º Congresso Missionário de Seminaristas

As Pontifícias Obras Missionárias (POM) têm a alegria de promover o 2º Congresso Missionário Nacional de Seminaristas (CMNS), nos dias 9 a 12 de julho de 2015, na PUC Minas, em Belo Horizonte (MG). Motivado pelo tema: “O missionário presbítero para uma Igreja em saída”, e o lema: “Ide sem medo para servir” (Papa Francisco), o evento pretende reunir 300 participantes entre seminaristas, reitores de seminários, formadores, bispos e convidados. O objetivo é animar e aprimorar a formação missionária dos futuros presbíteros em vista de um autêntico espírito missionário. Para envolver o maior número de seminaristas na reflexão sobre o tema do Congresso, elaboramos uma Cartilha com quatro roteiros de encontros. A proposta é que o subsídio seja estudado pelos seminaristas do Brasil (Filosofia e Teologia) durante o primeiro semestre de 2015, como preparação ao Congresso.

Faça o download do arquivo completo clicando aqui.


12/11/2014 - Francisco

Discurso de Francisco aos movimentos populares

Este encontro dos Movimentos populares é um sinal, um grande sinal: viestes apresentar diante de Deus, da Igreja e dos povos uma realidade que muitas vezes passa em silêncio. Os pobres não só suportam a injustiça mas também lutam contra ela! Não se contentam com promessas ilusórias, desculpas ou álibis. Nem sequer estão à espera de braços cruzados da ajuda de ONGs, planos assistenciais ou soluções que nunca chegam, ou que, se chegam, fazem-no de maneira a ir na direção de anestesiar ou domesticar, o que é bastante perigoso. Vós sentis que os pobres não esperam mais e querem ser protagonistas; organizam-se, estudam, trabalham, exigem e sobretudo praticam aquela solidariedade tão especial que existe entre quantos sofrem, entre os pobres, e que a nossa civilização parece ter esquecido, ou pelo menos tem grande vontade de esquecer.

Faça o download do arquivo completo clicando aqui.


06/08/2014 - Paulo VI

O pláno histórico e social de Deus no mundo

Há 45 anos, de volta da viagem na Uganda, Paulo VI proclamava esse memorável discurso na Audiência Geral no Vaticano, em Roma: "Sentimos o dever de abrir o Nosso ânimo sobre algumas considerações a respeito do fato missionário, que observado e meditado naquele quadro característico e típico, num seu originário e essencial desdobramento, Nos apareceu ainda mais impressionante e eloqüente, e quase revelador do sentido teológico e do valor humano, que o tornam grande, saudável e moderno. Contudo, geralmente, a experiência mais que a leitura, oferece a confirmação da verdade dos ensinamentos, e coloca em evidência as idéias fundamentais. Pois bem, Nós vos diremos hoje, três idéias que iluminaram Nosso espírito por ocasião da Nossa peregrinação africana".

Faça o download do arquivo completo clicando aqui.


14/12/2013 - 4º Congresso Missionário Americano

Mensagem final do CAM 4 – Comla 9

Obrigado, Pai de todos os povos, por reunir os diversos países e culturas que compõem a nossa América neste 4º Congresso Missionário Americano e 9º Congresso Missionário Latino-Americano (CAM 4 – Comla 9), realizado em Maracaibo (Venezuela) nos dias 26 de novembro a 1º de dezembro de 2013. O lema foi: “América Missionária, partilha tua fé”, e o tema: “Discípulos missionários de Jesus Cristo, da América em um mundo secularizado e pluricultural”. As culturas indígenas, camponesas, afro-americanas, urbanas, suburbanas, mestiças e migrantes se reuniram para trocar experiências e traçar caminhos de evangelização inculturada e intercultural.

Faça o download do arquivo completo clicando aqui.


03/11/2013 - 1º Encontro da Igreja Católica na Amazônia Legal

Carta do Primeiro Encontro da Igreja Católica na Amazônia Legal

Reunidos no Primeiro Encontro da Igreja Católica na Amazônia Legal, em Manaus, entre os dias 28 e 31 de outubro de 2013, nós, bispos, presbíteros, religiosas e religiosos, agentes de pastoral leigas e leigos, queremos partilhar com vocês as reflexões e análises sobre a situação atual da nossa região e as respostas que, como pastores, pretendemos dar aos desafios de nossos tempos. Agradecemos a Deus pelas maravilhas que operou entre nós e nossos irmãos e irmãs que, por um compromisso profético, testemunharam sua fé, muitas vezes até às últimas consequências (cf. Jo 13,1), dispostos a “dar não somente o Evangelho, mas até a própria vida” (1 Tes 2,8). Ao nos prepararmos para celebrar os 400 anos do início da evangelização na Amazônia, assumimos a missão que o Senhor nos propõe, de sermos suas testemunhas, discípulas/os, missionárias/os de sua Palavra, pois a Igreja é “enviada por Cristo a manifestar e a comunicar o amor de Deus a todos os homens e mulheres e a todos os povos” (AG 10).

Faça o download do arquivo completo clicando aqui.


04/08/2013 - Papa Francisco

Na casa dos pobres, Deus encontra sempre lugar

O discurso na íntegra do Papa Francisco no Palácio São Joaquim, no Rio de Janeiro, onde ele almoçou com cardeais e membros da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), reunidos por ocasião da Jornada Mundial da Juventude em 27 de julho de 2013. Nesse evento, Papa Francisco expõe de maneira cristalina a sua visão de missão.

Faça o download do arquivo completo clicando aqui.


17/05/2013 - Jorge Mario Bergoglio

A suave e confortadora alegria de evangelizar

A intervenção do cardeal Bergoglio, futuro Papa Francisco, durante o pré-conclave de março de 2013, entregue ao cardeal Ortega, arcebispo de Havana: "Evangelizar supõe zelo apostólico. Evangelizar supõe na Igreja a paresia de sair de si mesma. A Igreja é chamada a sair de si mesma e ir para as periferias, não apenas geográficas, mas também as periferias existenciais: as do mistério do pecado, da dor, das injustiças, das ignorâncias e recusa religiosa, do pensamento, de toda miséria".

Faça o download do arquivo completo clicando aqui.


26/04/2013 - Dom Oscar Arnulfo Romero

A Igreja, um serviço de libertação pessoal, comunitária, transcendente

A notícia que o papa Francisco desbloqueou o processo de beatificação de Dom Oscar Romero que estava estancado há anos, nos faz reviver a voz e o testemunho profético de um mártir em suas homilias. Dom Romero, arcebispo de São Salvador muito popular na América Latina e chamado de "a voz dos sem voz" por sua consagração aos mais desfavorecidos, foi assassinado no dia 24 de março de 1980 por um comando de ultradireita, no início da guerra civil em El Salvador. Desde 1996, a causa para canonizar Romero encontra-se em Roma, e em 2006 a Congregação para a Doutrina da Fé concordou em iniciar o processo de beatificação. O processo encontra-se atualmente nas mãos da Congregação para a causa dos Santos. Por denunciar a injustiça social e a repressão militar, Romero foi assassinado por um franco-atirador contratado pela ultradireita na noite de 24 de março de 1980 quando celebrava uma missa em um hospital de doentes de câncer de São Salvador. Com o crime e o fechamento dos espaços de participação política, explodiu a guerra civil que terminou em 1992 com a assinatura de acordos de paz entre o governo e a guerrilha. Repropomos, na nossa documentação, a memória de sua última homilia dominical, um verdadeiro ensaio de eclesiologia libertadora: A Igreja, um serviço de libertação pessoal, comunitária, transcendente.

Faça o download do arquivo completo clicando aqui.


27/11/2011 - Bartolomé de las Casas

500 anos do sermão de Antonio Montesinos em defesa dos índios

Os primeiros dominicanos chegaram em 1510 à ilha Espanhola. Até fins de 1511 tinham chegado três grupos de dominicanos em Santo Domingo e a comunidade local compreendia 18 frades. A prática missionária de um só ano foi suficiente para reconhecerem que o maior obstáculo para conversão e catequese dos índios não era sua idolatria, mas a injustiça praticada contra eles. Não o índio pagão, mas o colonizador cristão estava em pecado mortal. Naquele memorável 4°. Domingo de Advento, os dominicanos convidaram o governador Diego Colombo, os oficiais do Rei e os juristas letrados para a sua Igrejinha de palha. Montesinos era apenas porta-voz de sua comunidade religiosa que em conjunto tinha preparado e assumido o sermão e suas conseqüências.

Faça o download do arquivo completo clicando aqui.


anterior      próximo

 

Copyright © 2008 - Missiologia – RELAMI
Todos os direitos Reservados
Malagueta / Br Comunicação