Curso de extensão sobre os 60 anos do Vaticano II

de Relami – 09/07/2022

O Instituto de Educação, Cultura e Humanidades (INSECH), o Centro Cultural Conforti e a Rede Latino-Americana de Missiológos e Missiólogas (Relami) se uniram para ofertar uma série de cursos de extensão na modalidade online, com o intuito de promover espaços de diálogo e capacitar pessoas para a ação missionária.

A segunda formação desse ano de 2022 – a primeira foi em março com o tema “Sinodalidade e Missão” – traz para o debate os “60 anos do vaticano II: a relevância do legado conciliar para a missão hoje”. Ele será coordenado pelo Pe. Estêvão Raschietti, sx. e pelo Pe. Joachim Andrade, svd.

O curso é destinado a coordenadores e animadores de Conselhos Missionários Regionais, Diocesanos e Paroquiais, bem como a agentes de Pastoral que se dedicam a promover iniciativas de formação em suas comunidades.

Marque na agenda: a atividade será realizada de 22 a 25 de agosto de 2022, das 19h30 às 21h00.

Por que estudar esse tema?

A celebração dos 60 anos da abertura do Concílio Vaticano II (1962-2022) representa uma grande oportunidade para refletir sobre a relevância e a validade do legado conciliar para a caminhada missionária da Igreja no mundo hoje. Ao mesmo tempo em que queremos conhecer melhor todo processo de gênese, elaboração e recepção deste evento, queremos também apontar suas implicações mais significativas para a ação evangelizadora de nossas comunidades.

A renovação conciliar marcha a passos lentos, entre avanços e recuos. Desde o primeiro concílio apostólico de Jerusalém, atestado nos atos dos Apóstolos (cf. At 15,1-29), até os nossos dias, as orientações acordadas nesse tipo de convenção nunca tiveram efeito imediato: sempre precisou de um longo período de assimilação e apropriação por parte das igrejas.

Acontece também com o Vaticano II, que foi um concílio que quis assumir o fim da cristandade e o início de uma nova configuração de Igreja frente ao processo de mudanças socioculturais, enfrenta hoje resistências, pendências e diferentes receptividades em relação às diretrizes emanadas e aos caminhos apontados.

Nosso dever é resgatar seu legado, sua relevância e seu significado para a conjuntura atual, entre as múltiplas veredas herdadas da tradição e a necessária inovação em vista de uma evangelização libertadora, inculturada e intercultural. Esse exercício de estudo, reflexão, discernimento, se torna indispensável para compreender e seguir no caminho de reforma sinodal “em saída” apontado pelo Papa Francisco.

Objetivos da formação

O objetivo geral é oferecer uma reflexão sobre os apelos fundamentais, a incidência e a ressonância do Concílio Vaticano II na caminhada da Igreja latino-americana, por ocasião dos 60 anos de sua abertura (1962-2022), junto às novas configurações e perspectivas para a missão em seus diversos âmbitos de atuação.

Como objetivos específicos, temos:

  • Resgatar as perspectivas missionárias do Vaticano II, contextualizando suas implicações para a caminhada da Igreja e sua importância atual.
  • Proporcionar uma visão das relações entre as disposições e perspectivas dos documentos conciliares e as teologias e práticas missionárias pós-conciliares.
  • Vislumbrar, os grandes desafios que se apresentam para a missão e a reforma da Igreja, tendo presente a realidade atual de nossas comunidades.

Saiba mais sobre os assessores 

Pe. Estêvão Raschietti é missionário xaveriano, italiano que vive há mais de 30 anos no Brasil. Mestre em Teologia Dogmática com concentração em Missiologia, pela Pontifícia Faculdade de Teologia Nossa Senhora da Assunção (São Paulo), doutor em Teologia com concentração em Teologia Sistemático-Pastoral pela PUCPR. Foi secretário executivo do Centro Cultural Missionário da CNBB. Atualmente, é diretor do Centro Cultural Conforti de Curitiba (PR).

Pe. Joachim Andrade é missionário do Verbo Divino, indiano que está no Brasil desde 1992, especializado em Dança Clássica Indiana estilo Bharata Natyam pelo Institute of Performing Arts, Mumbai, Índia. Mestre em Antropologia Social pela Universidade Federal do Paraná, doutor em Ciências da Religião pela PUC-SP. Atuou no Brasil como formador, animador missionário e vocacional, e Superior Provincial da Província Brasil Sul do Verbo Divino (PR). Atualmente é professor na PUCPR.

O que você vai aprender

  1. Segunda, 22 de agosto: O CONCÍLIO VATICANO II COMO EVENTO MISSIONÁRIO. A inspiração e a identidade missionária do Vaticano II segundo um novo paradigma – Estêvão Raschietti, sx.
  2. Terça, 23 de agosto: EM QUE VATICANO II MUDOU A IGREJA. Entre ruptura e continuidade, o aggiornamento conciliar e as tarefas pendentes – Pe. Joachim Andrade, svd.
  3. Quarta, 24 de agosto: NOVAS CONFIGURAÇÕES E PERSPECTIVAS PARA A MISSÃO. Os impulsos do decreto Ad Gentes e os desenvolvimentos pós-conciliares – Pe. Estêvão Raschietti, sx.
  4. Quinta, 25 de agosto: DIÁLOGO PROFÉTICO. A missão da Igreja diante do desafio hodierno junto ao diálogo interreligiosos e intercultural – Joachim Andrade, sv

Cada encontro será composto por uma hora de exposição online, pela plataforma virtual Zoom, seguida de debate. Os inscritos receberão textos, apresentações e vídeos utilizados nas aulas.

As aulas gravadas estarão a disposição para os participantes no final de semana, para quem não poder participar on-line durante a semana.

Inscrições

Pedimos a colaboração de R$ 40, com depósito via PIX ou transferência bancária para:

Centro Cultural Conforti – PIX: 76.619.428/0007-74
Sociedade Educadora São Francisco Xavier – Banco Itau: 0255-41446-8

Clique aqui para fazer sua inscrição

O participantes receberão apostilas, slides das aulas e certificado.

Se tiver alguma dúvida ou quiser receber mais informações, entre em contato pelo e-mail contato@missiologia.org.br.