Curso sobre Sinodalidade e ecumenismo

de PUCPR - 07/07/2022

Numa eclesiologia de comunhão e participação, à luz do concílio Vaticano II, revigorado no magistério do Papa Francisco, é fortalecida a sinodalidade como elemento constitutivo do ser e agir da Igreja.  Isso diz respeito tanto à organização interna da igreja, quanto à sua missão, de modo que a sinodalidade é “o caminho que Deus espera da Igreja do terceiro milênio” (Papa Franccisco), E num mundo plural, o processo sinodal torna-se uma exigência ainda maior para a Igreja que busca dialogar e interagir com as diferentes formas de crer, dentro e fora do cristianismo. Isso tem implicações para a Igreja em dois âmbitos: ad intra, retomar processos conciliares na sua organização e tomada de decisões, no horizonte da eclesiologia do Povo de Deus, do sacerdócio comum dos fiéis, da pastoral de conjunto; ad extra, identificar interlocutores do Evangelho, dentre os quais destacam-se as culturas, as igrejas e as religiões. E desse modo o processo sinodal tem uma dimensão ecumênica que é importante explicitar, promovendo a “cultura do diálogo” e do “encontro” entre diferentes tradições eclesiais que buscam comunhão na fé e cooperação na prática evangelizadora em nossos tempos.

Objetivo Geral
Refletir sobre o significado da sinodalidade como elemento constitutivo do ser e agir da Igreja e suas implicações para o diálogo ecumênico.

Objetivos específicos

  1. Identificar, a partir do Vaticano II e do magistério do Papa Francisco, os processos que ajudam a igreja a viver na comunhão e participação em sua organização interna e na realização da sua missão.
  2. Identificar os principais desafios para a vivência da sinodalidade eclesial e apontar caminhos para a sua superação
  3. Explicitar a dimensão ecumênica da sinodalidade, a partir das experiências sinodais de diferentes igrejas, e das propostas do movimento ecumênico atual

Público‑alvo: Professores das faculdades de Teologia e Ciências da Religião; professores do Ensino Religioso; agentes de pastoral nas Igrejas; membros de organismos ecumênicos.

Programação e inscrições