Orientações gerais e conferências do CAM 6

de OMP Puerto Rico – 29/04/2025

O documento que chega às suas mãos hoje é dirigido a todo o Povo de Deus em peregrinação no continente americano, assim como a todos os batizados, que em qualquer lugar podem redescobrir sua vocação missionária de discipulado inerente à sua condição cristã.

As Igrejas particulares na América, muitas delas fisicamente presentes, por meio de suas delegações, no Sexto Congresso Missionário Americano, são depositárias do envio missionário ad gentes, de modo que, com humildade e ao mesmo tempo, com firmeza de obediência ao Missionário do Pai e docilidade ao impulso do Espírito, esperamos que encontrem nestas páginas as motivações necessárias para se fortalecerem na missão ad gentes.

As orientações gerais expressas neste texto consistem em quatro seções que abordarão a jornada realizada durante o Sexto Congresso Missionário Americano.

  1. Em primeiro lugar, você encontrará uma introdução em que a experiência vivida nesse evento eclesial é apresentada de forma geral.
  2. Em segundo lugar, algumas contribuições no campo da teologia missionária são compartilhadas com base na reflexão dos oradores e nos testemunhos no Congresso.
  3. Terceiro, os principais desafios e propostas expressos pelos congressistas como parte das diversas obras organizadas nos momentos metodológicos são detalhados: conversa com missionários ad gentes, projetos e experiências, e conversa espiritual.
  4. Quarta seção, algumas projeções são compartilhadas para continuar acompanhando esse caminho de animação missionária na América e até os confins da terra.

É importante lembrar aqui que o Congresso não é um evento isolado, mas um elo no processo contínuo de animação e formação missionária para as Igrejas particulares na América, a partir do genuíno serviço das Sociedades Missionárias Pontifícias, e que Deus queira, as contribuições oferecidas e as propostas feitas permeiam a totalidade da vida eclesial.

Clique aqui para baixar o documento “Orientaciones Generales del CAM 6”

Clique aqui para baixar as conferências (ponencias) do CAM 6