A virada profética do Papa Francisco é tema de Simpósio Internacional

de Instituto Humanitas Unisinos – 10/11/2017

A Universidade do Vale do Rio dos Sinos – Unisinos, numa iniciativa do Instituto Humanitas Unisinos – IHU (www.ihu.unisios.br), está promovendo o XVIII Simpósio Internacional Instituto Humanitas Unisinos – IHU – A virada profética de Francisco. Possibilidades e limites para o futuro da Igreja no mundo contemporâneo, que acontecerá nos dias 21 a 24 de maio de 2018. Este Simpósio, que contará com a participação de especialistas internacionais e nacionais, tem os seguintes objetivos:

Objetivo geral

Analisar as principais características da virada profética do Papa Francisco e refletir crítica e transdisciplinarmente sobre o papel da Igreja e seus impactos no mundo contemporâneo a partir da sua visão social, econômica, (geo)política, ecológica, cultural e teológica.

Objetivos específicos

  • Explicitar os grandes traços da contemporaneidade na qual se dá a emergência do Pontificado de Francisco.
  • Descrever a realidade social, (geo)política, econômica, ecológica e cultural do mundo contemporâneo, especialmente da América Latina, à luz do atual pontificado, com particular destaque dos pronunciamentos proferidos por ocasião dos Encontros Mundiais dos Movimentos Sociais e Populares e da Encíclica Laudato Si’.
  • Debater a virada profética do Pontificado de Francisco à luz do Concílio Vaticano II, dos 50 anos da II Conferência do Episcopado Latino-Americano em Medellín e dos 10 anos da V Conferência do Episcopado Latino-Americano em Aparecida.
  • Refletir sobre os modelos teológicos, eclesiológicos e morais que permeiam o Magistério do Papa Francisco.
  • Identificar avanços, desafios e perspectivas para as relações ecumênicas e inter-religiosas hoje.
  • Ponderar “luzes e sombras” da recepção de Francisco na Igreja na América Latina, especialmente no Brasil.

Para ampliar a reflexão e os debates sobre o tema do Simpósio, a Comissão Organizadora convida a comunidade científica em geral, em especial os pesquisadores nas áreas de Ciências Sociais e Políticas, Ecologia e Gestão ambiental, Relações Internacionais, Antropologia, Direito/Direito Internacional, Filosofia, Ciências da Religião, Teologia e outras áreas afins, para participarem no Simpósio com a comunicação de suas pesquisas e de seus artigos.

Local do Evento

Universidade do Vale do Rio dos Sinos, Campus Porto Alegre/RS
Endereço: Av. Dr. Nilo Peçanha, 1640 – Boa Vista, Porto Alegre – RS, 91330-002
Telefone: (51) 3591-1122

Inscrições e mais informações clique aqui