Criada a Rede Latino Americana de Missiólogos e Missiólogas

de Relami – 06/06/2013

Um grupo de teólogos, assessores e superiores de congregações missionárias, reunidos em São Paulo no dia 31 de maio, deram início à constituição da Rede Latino Americana de Missiólogos e Missiólogas (Relami).

Conforme esse Grupo Fundador, a Relami é uma livre Associação de pessoas com a finalidade de desenvolver o intercâmbio acadêmico, o aprofundamento temático e a articulação de seus membros, em vista de um serviço qualificado às igrejas na América Latina, no âmbito da reflexão, pesquisa, formação e a ação missionária.

A proposta de criação desta Associação foi um pedido dos participantes do 2º Simpósio de Missiologia no Brasil, realizado no Centro Cultural Missionário (CCM) em Brasília (DF), nos dias 25 de fevereiro a 1 de março deste ano.

Discutir um currículo para o ensino da missiologia nos seminários, em cursos e escolas teológicas, e divulgar a associação para incrementar as adesões, foram algumas das disposições encaminhadas pelo Grupo Fundador, constituído agora em diretoria da nova Associação. Definiu-se ainda a que, o 3º Simpósio de Missiologia será realizado nos dias 24 a 28 de fevereiro de 2014, no CCM em Brasília, e terá como tema “Fundamentos Bíblicos da Missão”. Os próximos simpósios deverão ter como tema o aprofundamento de um item importante para um curso-base de missiologia.

Integram a diretoria da Relami a irmã Inês Costalunga, MdI, e os padres Paulo Suess, Alcides Costa, MCCJ, Joachim Andrade, SVD, Júlio César Werlang, MSF, Luiz Fernando Lisboa, CP, Sidnei Marco Dornelas, CS, Jaime Carlos Patias, IMC, sendo que o secretário geral é padre Estêvão Raschietti, SX, diretor do CCM, conforme proposto durante o 2º Simpósio de Missiologia.

A diretoria volta a se reunir no dia 25 de outubro em Brasília, para discutir a organização do 3º Simpósio, o currículo para os cursos de missiologia e apreciar inscrições de novos associados.

Para aderir à Relami é preciso entrar com um pedido e uma motivação junto à Secretaria Geral, através do site www.missiologia.org.br que é referência da Associação.