É hora de discernimento!

de Rafael Lopez Villasenor – 06/05/2020

Carta aberta do superior dos xaverianos no Brasil diante da situação atual da crise humanitária da pandemia do Covid 19, e das decisões, declarações e atitudes que vão além da dignidade humana e do bom senso, para um maior discernimento em defesa da Vida e dos princípios do Evangelho.

 

Eu vim para que tenham vida em abundância (cf. Jo 10,10)

Nestes últimos tempos, estamos vivendo atônitos uma escalada do fanatismo antidemocrático fundamentalista. A Igreja no Brasil sempre alertou para a defesa dos valores da vida contra todo tipo de intolerância, desrespeito e violência externada em apologias ao ódio, à tortura, à ditadura, ao armamento, ao desprezo pela alteridade, ao vilipêndio das instituições, das crenças, das culturas, à devastação da natureza.

No entanto, até na atualidade dramática marcada pela crise humanitária da pandemia do Covid 19, assistimos a uma série de decisões, declarações e atitudes que ultrapassaram a linha da dignidade humana, da lisura e do bom senso, como o ataque à liberdade de expressão, o controle da investigação policial, a estigmatização de adversários com discursos de ódio, menosprezo e fake-news. Além de minimizar os efeitos potenciais da pandemia, com o pretexto de salvar a economia, correm-se riscos irresponsáveis. Essas posturas radicais, hostis e insensatas manifestam-se todo final de semana, atacando a democracia, as instituições e a imprensa.

Apesar do contínuo repúdio da maioria da sociedade brasileira e de suas instâncias representativas, prosseguem o extremismo e a intolerância. A base de apoio destes fenômenos encontra seus nichos ideológicos inclusive, em alguns grupos religiosos evangélicos pentecostais, e também em movimentos “católicos” de índole integrista, infelizmente, infiltrados em todos os âmbitos da vida eclesial. Os inúmeros apelos da CNBB aos valores inegociáveis do Evangelho, parecem não ter tido efeito em setores da sociedade que não hesitam, ainda hoje, em se agregar às falanges militantes que aclamam ao “mito”.

Além da abominável abordagem idolatra a um folclórico “messias”, nos perturba o grave desvio da consciência e da conduta moral de parte do povo de Deus que o sustenta e aplaude. No lugar de ser um povo de luz, chamado a brilhar com sua clarividência evangélica no meio das trevas em que se encontra a humanidade, alguns “católicos” preferem se deixar atrair pelo fanatismo e pela demagogia.

Entendemos a frustração da população com administrações e políticas anteriores. Mas a saída não se dá por caminhos que enaltecem atentados contra valores fundamentais da convivência e da democracia, ainda mais, num momento em que o Brasil precisa de união e fortalecimento para enfrentar a pandemia do Covid 19.

Fazemos um forte apelo a todos os católicos, particularmente os que participam de comunidades, movimentos, pastorais das paróquias confiadas aos xaverianos, que reflitam junto a seus pastores, que discirnam de maneira serena e objetiva os caminhos que o Espírito aponta hoje para a Igreja. E sobretudo, retornar a ler e meditar o Evangelho, não de maneira alheia à realidade, mas conectada à vida, especialmente em relação às passagens das Bem-aventuranças do Reino, porque ali se encontra a vida verdadeira que Jesus veio nos anunciar. A adesão ao Senhor e Mestre da nossa existência é algo que exige sério e consequente comprometimento com sua Palavra.

Finalmente, convidamos para seguirmos as orientações dos profissionais da saúde, das autoridades eclesiásticas, do magistério do Papa Francisco e da CNBB em defesa da vida em tempos de pandemia.

Fraternalmente

Pe. Rafael Lopez Villasenor
Superior dos Missionários Xaverianos do Brasil-Sul

São Paulo, 06 de maio de 2020