Membro do Grupo Fundador da Relami é nomeado bispo em Moçambique

de Relami – 12/06/2013

A Nunciatura Apostólica no Brasil comunicou na manhã desta quarta-feira, 12 de junho, que o Papa Francisco nomeou o padre brasileiro Luiz Fernando Lisboa (foto), como bispo da Diocese de Pemba, em Moçambique, na África. O nomeado atualmente exerce a função de pároco na Arquidiocese de Curitiba (PR), faz parte da Equipe de Reflexão Missionária da CRB, do Grupo Fundador da Associação de Missiologos RELAMI e é um dos assessores dos cursos do CCM.

Pe. Luiz Fernando será o sétimo bispo diocesano de Pemba. Ele é natural de Valença (RJ), está com 57 anos de vida e 29 de sacerdócio. É membro da Congregação da Paixão de Jesus Cristo (Passionista), desde 1982. Cursou o Ensino Médio em Osasco (SP), filosofia na Pontifícia Universidade Católica de Curitiba (PR), e Teologia no Instituto de Teologia de São Paulo (Itesp). Possui também especializações em Missiologia, Liturgia e Pedagogia.

Em sua congregação, atuou nas diversas etapas da formação dos novos religiosos, inclusive como vice mestre de noviços em Viamão (RS). Foi também vigário paroquial em Osasco (SP), entre 1992 e 1997.

Pe. Luiz Fernando já conhece a diocese em que vai trabalhar. No ano de 2001, foi superior da comunidade passionista em Pemba, onde também foi pároco até 2004. Em seguida, foi nomeado formador do seminário de sua congregação naquele país, onde esteve até 2008.

A diocese de Pemba, em Moçambique, criada em 1957, está vacante desde a renúncia de dom Ernesto Maguengue, em novembro do ano passado.

A RELAMI muito se alegra com a nomeação do Luiz Fernando, com a certeza que a Igreja do Moçambique ganhou um excelente presente para sua caminhada.