Vademecum do Pacto Educativo Mundial

de Pacto Educativo Mundial – 13/09/2021

Papa Francisco lançou no dia 12 de setembro de 2019 “o convite ao diálogo sobre a forma como estamos construindo o futuro do planeta e sobre a necessidade de investir nos talentos de todos, porque todas as mudanças precisam de um caminho educativo para fazer amadurecer uma nova solidariedade universal e uma sociedade mais acolhedora”.

Para este fim, promoveu a iniciativa de um Pacto Educativo Global “para reavivar o compromisso para e com as novas gerações, renovando a paixão por uma educação mais aberta e inclusiva, capaz de ouvir com paciência, de diálogo construtivo e de compreensão mútua”.

Trata-se de “unir esforços numa ampla aliança educativa para formar pessoas maduras, capazes de superar a fragmentação e a oposição e reconstruir o tecido das relações para uma humanidade mais fraterna”.

O vademecum é um guia preparado para implementar o Pacto Educativo e destina-se sobretudo aos educadores que têm a tarefa de acompanhar crianças e jovens, através de cursos de formação escolar e extracurricular, formal e informal, na construção da casa comum. Há muito que o Papa Francisco insiste neste projeto. Com as suas numerosas mensagens e sobretudo aquela dirigida no dia 15 de outubro de 2020, ele renovou o seu convite para fazer um pacto educativo que nos permita encontrar convergência global para uma educação que saiba manter uma aliança entre todos os componentes da pessoa: entre o estudo e a vida; entre gerações; entre os professores, os estudantes, as famílias e a sociedade civil com as suas expressões intelectuais, científicas, artísticas, desportivas, políticas, empreendedoras e de solidárias em apoio às gerações mais novas.

Perante a “catástrofe educativa”, causada pela pandemia, que aumentou uma já alarmante lacuna educativa, as receitas simplistas não são suficientes, mas temos de acreditar no poder transformador da educação. Educar é apostar e dar ao presente a esperança que quebra determinismos e fatalismos; a educação é sempre um ato de esperança que convida à coparticipação e à transformação da lógica da indiferença numa cultura de encontro e de inclusão.

A educação deve ajudar-nos a construir um futuro que já não seja marcado pela divisão, pelo empobrecimento das faculdades de pensamento e imaginação, mas baseado na escuta, no diálogo e na compreensão mútua.

O vademecum assume os sete objetivos apontados pelo Papa Francisco, cada um dos quais pode tornar-se um caminho educativo a desenvolver através das fases de reflexão, a elaboração de projetos que respondam aos vários desafios locais e a sua implementação concreta. Poderão nascer histórias e experiências pessoais e comunitárias capazes de também inspirar outros a partilhá-las e assim empreender um processo de mudança, inspirado na cultura do cuidado, na ecologia integral, na construção da fraternidade e da paz. As experiências podem ser recolhidas pelas Comissões das Conferências Episcopais e também enviadas para a Universidade LUMSA (eis.ricerca@lumsa.it). Temos de ter confiança e investir no potencial dos jovens para que possam ser ajudados a olhar para frente juntos e com coragem.

Clique aqui para baixar o Vademecum: https://ciec.edu.co/wp-content/uploads/2021/09/Vademecum-Espan%CC%83ol-para-la-web.pdf

Para outros subsídios sobre o tema veja a página da ANEC: https://anec.org.br/acao/pacto-educativo-global/