2º Simpósio de Missiologia: Teologia para uma missão pós-conciliar a partir da América latina hoje

de Relami – Brasília, de 25 de fevereiro a 1 de março de 2013

O Centro Cultural Missionário de Brasília (CCM) e a Rede Latino America-na de Missiologos e Missiologas (RELAMI), promovem em Brasília, de 25 de fevereiro a 1 de março de 2012, o 2º Simpósio de Missiologia no Brasil. Tema do evento será: “Teologia para uma missão a partir da América latina hoje”.

Esse segundo simpósio acontece 14 anos após o primeiro, realizado em São Paulo de 18 a 22 de maio de 1999, convocado pelo Curso de Pós-graduação em Missiologia da Pontifícia Faculdade de Teologia Nossa Senhora da Assunção, que teve como tema: “Os confins do mundo no meio de nós”.

O horizonte missiológico do Vaticano II forjou a transição de uma Igreja Cristandade para uma Igreja Povo-de-Deus. Por causa dos 50 anos que se passaram desde o início do Concílio (1962) e de certa estagnação na vida eclesial de hoje, muitos movimentos eclesiais e comunidades teológicas procuram reconstruir a dimensão histórica do significado e imperativo teológico-pastoral do Vaticano II para a vida da Igreja. Já o Documento de Aparecida (2007) nos pediu com insistência: “A Igreja é chamada a repensar profundamente e a relançar com fidelidade e audácia sua missão nas novas circunstâncias latino-americana e mundiais” (DAp 11).

Este Simpósio de Missiologia será realizado na sede do CCM. Quer ser um momento de encontro, reflexão, estudo, partilha e articulação, durante o qual pensamos dar os primeiros passos para uma associação de missiólogos no Brasil, em vista de dar apoio a formadores e assessores que atuam em organismos missionários e escolas teológicas.

São convidados a participar mestres e doutores em missiologia, docentes e teólogos de outras áreas, representantes de instituições e organizações missionárias, assim como agentes de pastoral e animadores missionários interessados a aprofundar os temas da programação.


OBJETIVO GERAL
Repensar e relançar com fidelidade e audácia o serviço da missiologia nas novas circunstâncias latino-americanas e mundiais (DAp 11), à luz do Concílio Vaticano II.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS
• Resgatar as heranças e os horizontes missiológicos do Concílio Ecumênico Vaticano II;
• Promover uma reflexão, estudo e partilha sobre o papel da missiologia na atual conjuntura e-clesial, acadêmica e institucional no Brasil e na América Latina;
• Lançar perspectivas para uma ação missionária descolonizada, aberta às culturas e aos contex-tos sociais, advogada da justiça e defensora dos pobres (DAp 395), servidora do Reino e hóspe-de na casa dos outros;
• Articular e organizar a associação de missiólog@s no Brasil, em vista de dar apoio a formadores e assessores que atuam em organismos missionários e escolas teológicas.

PÚBLICO
Docentes, teólogos, pesquisadores, representantes de instituições missionárias, agentes de pastoral e animadores missionários interessados a aprofundar os temas da programação.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

  1. Segunda, 25 de fevereiro, às 19h00: acolhida e abertura.
  2. Terça, 26 de fevereiro: VER – MEMÓRIA E SIGNIFICADO DA CAMINHADA MISSIOLÓGICA LATINO-AMERICANA E SEU SIGNIFICADO HOJE – Prof. Sérgio Coutinho, assessor da Comissão Episcopal para o Laicato e presidente da CEHILA/Brasil; Prof. Roberto Marinucci, mestre em Missiologia e diretor da Revista Interdisciplinar da Mobilidade Humana.
  3. Quarta, 27 de fevereiro: JULGAR – TEOLOGIA PARA UMA MISSÃO PÓS-CONCILIAR A PARTIR DA AMÉRICA LATINA: ÂMBITOS, CAMINHOS E TAREFAS – Pe. Paulo Suess, doutor em Teologia, professor na Pós-graduação do Instituto São Paulo de Estudos Superiores (Itesp); Pe. Joachim Andrade, svd, doutor em Ciências da Religião pela PUC/SP; Pe. Estêvão Raschietti, sx, mestre em Missiologia e diretor do Centro Cultural Missionário.
  4. Quinta, 28 de fevereiro: AGIR – PERSPECTIVAS PARA A MISSIOLOGIA DIANTE DAS NOVAS CONJUNTURAS DOS NOVOS DESAFIOS TEOLÓGICOS-PASTORAIS – Pe. Alexandre Otten, svd, doutor em Teologia, professor na Pós-graduação do Instituto São Paulo de Estudos Superiores (Itesp); Pe. Márcio Fabri dos Anjos, C.Ss.R, professor de graduação e pós-graduação no Instituto São Paulo de Estudos Superiores, vice-presidente da Sociedade Brasileira de Bioética.
  5. Sexta, 1 de março, até 12h00: ORGANIZAR E CELEBRAR – RUMO A UMA ASSOCIAÇÃO DE MISSIÓLOG@S NO BRASIL – Rede Ecumênica Latino Americana de Missiolog@s.

METODOLOGIA
Duas sessões de manhã de exposições e debates. Duas à tarde de oficinas, grupos de estudo e sínteses. À noite, encontro com convidados.

DATA E LOCAL
A Semana será realizada de 25 de fevereiro a 1 de março de 2013, no Centro Cultural Missionário, SGAN 905 Conj. “C” – Brasília, DF – Fone: (61) 3274.3009.

INSCRIÇÕES
Poderão ser efetuadas pela internet através do website: www.ccm.org.br. A taxa de hospedagem é de R$ 400,00. Vagas limitadas.