3º Simpósio de Missiologia: Palavra de Deus e Missão

de Relami – Brasília, de 24 a 28 de fevereiro de 2014

Identidade, alteridade, universalidade na Bíblia.

O Centro Cultural Missionário de Brasília (CCM) e a Rede Ecumênica Latino America-na de Missiologos e Missiologas (RELAMI), promovem em Brasília, de 24 a 28 de fevereiro de 2014, o 3º Simpósio de Missiologia. Tema do evento será: Palavra de Deus e Missão:Identidade, alteridade, universalidade na Bíblia”.

Esta iniciativa acontece com a finalidade de incentivar o debate missiológico entorno da missio ad gentes e alimentar a rede de missiolog@s composta por especialistas, pós-graduandos, mestres e doutores que contribuem com a pesquisa e a reflexão.

O tema “Palavra de Deus e Missão” diz respeito a um dos núcleos principais da reflexão missiológica e da demanda de formação de base. Ao longo da história da evangelização, as igrejas utilizaram a Sagrada Escritura para encontrar significados para as mais diferentes metodologias e paradigmas missionários. Como interpretar o mistério de Jesus Cristo, único mediador entre Deus e os homens (cf. 1Tm 2,5-7) diante da pluralidade das diferentes religiões e culturas, e do direito à liberdade religiosa promovida pelo próprio Concílio Vaticano II?

A participação ao 3º Simpósio está aberta. Além de missiólogos e associados à RELAMI, são convidados também docentes, especialistas e teólogos de outras áreas, representantes de instituições e organismos missionários. Com esse evento, queremos promover mais uma oportunidade de encontro, estudo e partilha para melhor oferecer um serviço qualificado de assessoria e formação às nossas comunidades, dando continuidade à articulação e à organização da associação de missiolog@s.


OBJETIVO GERAL
Fundamentar o compromisso missionário na Palavra de Deus, a partir do contexto de sua origem e de seu anúncio, chegar à interpretação adequada dos textos bíblicos para que sejam a alma do anúncio de Jesus a todos hoje (cf. DAp 247-248).

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

  • Conhecer melhor a Escritura, para melhor conhecer Jesus “tal como os Evangelhos nos trans-mitem” (DAp 139), para discernirmos qual o nosso testemunho nas atuais circunstâncias e nos tornar-nos sempre mais aptos a anunciá-lo (cf. DAp 247);
  • Aprofundar as perspectivas bíblicas dos temas da identidade, alteridade e universalidade diante das exigências de uma ação missionária descolonizada, aberta às culturas, ao diálogo inter-cultural e inter-religioso e aos contextos sociais;
  • Abordar os principais desafios das passagens bíblicas para a missão ad gentes hoje;

PÚBLICO
Docentes de missiologia, mestres, doutores, especialistas, pós-graduandos, membros e representantes de instituições, comunidades e organismos missionários.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

  1. Segunda, 24 de fevereiro, às 18h00: acolhida e abertura.
  2. Terça, 25 de fevereiro: ISRAEL E AS NAÇÕES: MONOTEÍSMO E IDOLATRIA, O POVO ELEITO E TODOS OS POVOS, ALIANÇA E EXCLUSIVIDADE DE YHWH – Pra. Nancy Cardoso Pereira, pastora metodista, doutora em Ciências da Religião; Ir. Tea Frigério, mmx, pós-graduada em Assessoria Bíblica pela EST – CEBI, membro da equipe de Formação do CEBI.
  3. Quarta, 26 de fevereiro: JESUS E OS OUTR@S: OVELHAS PERDIDAS E ESTRANGEIROS,  JUDEUS E GENTIOS, SALVAÇÃO E PERDIÇÃO NA COMUNIDADE CRISTÃ – Frei Carlos Mesters, O.Carm, doutor em Teologia Bíblica, membro fundador do CEBI; Francisco Orofino, doutor em Teologia Bíblica, coordenador nacional do CEBI.
  4. Quinta, 27 de fevereiro: NÓS E OS OUTR@S: ATRAÇÃO, ENCONTRO E NOVAS RELAÇÕES NA MISSÃO HOJE – Pe. Paulo Suess, doutor em Teologia, professor na Pós-graduação do Instituto São Paulo de Estudos Superiores (Itesp); Pe. Estêvão Raschietti, sx, mestre em Missiologia e diretor do Centro Cultural Missionário.
  5. Sexta, 28 de fevereiro, até 12h00: CONCLUSÕES E PASSOS DE ARTICULAÇÃO PARA A RELAMI – Rede Ecumênica Latino Americana de Missiolog@s.

METODOLOGIA
Duas sessões de manhã de exposições e debates. Duas sessões à tarde de grupo de estudo, experiências missionárias, amarração e sínteses. É importante os participantes trazerem consigo o documento Ad Gentes, junto a reflexões e anotações próprias, para contribuir com o debate.

DATA E LOCAL
A Semana será realizada de 24 a 28 de fevereiro 2014, no Centro Cultural Missionário, SGAN 905 Conj. “C” – Brasília, DF – Fone: (61) 3274.3009.

INSCRIÇÕES
Poderão ser efetuadas pela internet através do website: www.ccm.org.br. A taxa de hospedagem é de R$ 500,00. Vagas limitadas