5º Simpósio de Missiologia: Francisco, timoneiro da esperança

de Relami – Brasília, 13 a 17 de março de 2016

Para uma missão a serviço do mundo
de hoje e amanhã.

O Centro Cultural Missionário de Brasília (CCM) e a Rede Ecumênica Latino Americana de Missiologos e Missiologas (RELAMI), promovem em Brasília, de 13 a 17 de março de 2016, o 5º Simpósio de Missiologia. Tema do evento será: “Francisco, timoneiro da esperança: para uma missão a serviço do mundo de hoje e amanhã”.

O Simpósio tem a finalidade de incentivar o debate missiológico da missio ad gentes e de fortalecer a rede de missiolog@s composta por especialistas, pós-graduandos, mestres e doutores que contribuem com a pesquisa e a reflexão.

Com a eleição do Papa Francisco, assistimos o renascimento dos anseios e das perspectivas do Vaticano II. A retomada de posturas e propostas outrora, por vezes, negligenciadas ou até condenadas, agora são estimuladas e acolhidas num horizonte que nos dá muita esperança. Para @s missiólog@s e os organismos missionários é tempo de alegre semeadura e esperançosa colheita. O Papa Francisco é o timoneiro de uma Igreja em saída.

Portanto, ao celebrarmos três anos de pontificado franciscano de um papa jesuíta, exatamente nos dias deste 5º simpósio, vamos fazer um balanço de possíveis reorientações e visões missiológicas para operacionalizar caminhos de recepção e atuação. O sonho de Francisco é o nosso compromisso: “sonho com uma opção missionária capaz de transformar tudo, para que os costumes, os estilos, os horários, a linguagem e toda a estrutura eclesial se tornem um canal proporcionado mais à evangelização do mundo atual que à autopreservação” (EG 27).

A realização do 5º Simpósio de Missiologia quer contar com a preciosa participação de membros e representações de instituições, comunidades e organismos missionários, sobretudo as que já se encontrarão em Brasília para a Assembleia Ordinária do Conselho Missionário Nacional, que será celebrada de 11 a 13 de março de 2016.

________________________

Os Simpósios de Missiologia até agora realizados pela Relami e pelo CCM tiveram como temas de reflexão:

1º Simpósio – OS CONFINS DO MUNDO NO MEIO DE NÓS. A missão e os desafios do mundo globalizado – São Paulo, 18 a 22 de maio de 1999
2º Simpósio – TEOLOGIA PARA UMA MISSÃO PÓS-CONCILIAR A PARTIR DA AMÉRICA LATINA HOJE. Repensar e relançar com fidelidade e audácia o serviço da missiologia – Brasília, 25 de fevereiro a 1 de março de 2013
3º Simpósio – PALAVRA E MISSÃO: NÓS E OS OUTROS. Identidade, alteridade, universalidade na Bíblia – Brasília, 24 a 28 de fevereiro de 2014
4º Simpósio – 50 ANOS DO DECRETO AD GENTES. Por uma nova presença da Igreja no meio dos povos na reciprocidade da missão – Brasília, 23 a 27 de fevereiro de 2015



OBJETIVO GERAL

Por ocasião dos 3 anos de pontificado de Francisco, proporcionar um balanço dos impulsos recebidos, sua incidência e ressonância na caminhada da Igreja da América Latina, e novas configurações e perspectivas para a missão mundial.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

  • Aprofundar a reflexão teológica sobre os sinais dos tempos, a partir da tradição do magistério da Pacem in Terris até a Laudato Si’;
  • Abordar a questão ad intra da reforma da Igreja: pressupostos eclesiológicos para uma “saída decidida”, as cristalizações estruturais e as propostas de Francisco;
  • Debater sobre os caminhos da missão no mundo de hoje para amanhã, em vista de uma pauta para a ação e a animação missionária.

PÚBLICO
Docentes de missiologia, mestres, doutores, especialistas, pós-graduandos, membros e representantes de instituições, comunidades e organismos missionários.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

  1. Domingo, 13 de março, às 19h00: após a janta (18h00), acolhida e abertura.
  2. Segunda, 14 de março: SINAIS DOS TEMPOS E TEMPO DA MISERICÔRDIA. A visão da realidade e da ação de Deus na história, segundo Francisco: angustias e esperanças do tempo presente – Ir. Inês Costalunga, mdl, doutora em Teologia e coordenadora da Pós-graduação do Itesp; Prof. Roberto Marinucci, mestre em Missiologia e diretor da Revista Interdisciplinar da Mobilidade Humana.
  3. Terça, 15 de março: “QUERO UMA IGREJA MISSIONÁRIA, TESTEMUNHA DA MISERICÓRDIA”. Conversão eclesial a partir do paradigma da “saída decidida” – Pe. Paulo Suess, doutor em Teologia e professor na Pós-graduação do Itesp; Prof. Sérgio Coutinho, doutor em História da Igreja e presidente da CEHILA/Brasil;
  4. Quarta, 16 de março: “A ESPERANÇA QUE PROCURA O REINO GERA SEMPRE HISTÓRIA”. Animados pelo Espírito a encontrar novos caminhos para a missão – Pe. Joachim Andrade, svd, doutor em Ciências da Religião pela PUC/SP; Prof. Mémore Restori, mestre em Teologia com concentração em Missiologia.
  5. Quinta, 17 de março, até 12h00: conclusões e sínteses; discussão e aprovação de uma mensagem final; articulação da Rede de missiolog@s; avaliação.

METODOLOGIA
Duas sessões de manhã de exposições e debates. Duas sessões à tarde de grupo de estudo, plenários, testemunhos missionários, apresentações de iniciativas e publicações.

DATA E LOCAL
A Semana será realizada de 13 a 17 de março, no Centro Cultural Missionário, SGAN 905 Conj. “C” – Brasília, DF – Fone: (61) 3274.3009.

INSCRIÇÕES
Poderão ser efetuadas pela internet através do website: www.ccm.org.br. A taxa, incluindo simpósio e hospedagem, é de R$ 700,00. Vagas limitadas.

 


Confira todas as notícias sobre realização do 5º Simpósio de Missiologia

18/03/: “Missionária, misericordiosa, pobre e para os pobres. Esta é a Igreja sonhada por Francisco”, afirma cardeal Hummes

17/03/: Participantes do Simpósio de Missiologia divulgam Mensagem ao Povo de Deus

17/03/: 5º Simpósio de Missiologia propõe Animação Missionária “em saída”

17/03/: O mundo pluricultural e inter-religioso oferece novos conteúdos para a missão

16/03/: Simpósio debate sombras e esperanças no projeto do papa Francisco

16/03/: “Quero uma Igreja missionária, testemunha da misericórdia”

15/03/: Simpósio de Missiologia debate migrações como “sinais dos tempos”

14/03/: “As encíclicas são sinais dos tempos”, afirma palestrante

14/03/: Simpósio de Missiologia reflete sobre a missão no pontificado do papa Francisco