6º Simpósio de Missiologia: (des)compassos de uma Igreja em saída

de Relami – Brasília, de 20 a 24 de fevereiro de 2017

10 anos de Aparecida
à luz de uma Igreja sinodal e martirial.

O Centro Cultural Missionário de Brasília (CCM), as Pontifícias Obras Missionárias e a Rede Ecumênica Latino Americana de Missiologos e Missiologas (RELAMI), promovem em Brasília, de 20 a 24 de fevereiro de 2017, o 6º Simpósio de Missiologia. Tema do evento será: “(Des)compassos de uma Igreja em saída. 10 anos de Aparecida à luz de uma Igreja sinodal e martirial”.

Esse Simpósio, além de incentivar o debate missiológico e de fortalecer a rede de missiolog@s, servirá para preparar o 4º Congresso Missionário Nacional que acontecerá em Recife, PE, de 7 a 10 de setembro de 2017, e que terá como tema: “Brasil em Missão: a alegria do Evangelho para uma Igreja em saída”.

A V Conferência Geral do Episcopado Latino-Americano e do Caribe, celebrada em Aparecida de 13 a 31 de maio de 2007, convidava a Igreja povo de Deus assumir a sua caminhada pós-conciliar, a opção pelos pobres de Medellín (1968) e Puebla (1979), a inculturação e a opção pelos outros de Santo Domingo (1992), e colocar a missão no centro de suas atividades pastorais. A palavra “missão” sintetiza essa caminhada e, ao mesmo tempo, sintetiza os conteúdos do Documento de Aparecida. A grande preocupação de Aparecida foi a transformação de todos os batizados em discípulos missionários no meio de nós e nos confins do mundo.

Depois de dez anos, aonde chegamos? Quais foram as ressonâncias, os avanços, as resistências, as metas atingidas, os cenários que surgiram? Quais são os desafios, as perspectivas, as possíveis e desejáveis pautas que nos esperam?

A reflexão e o debate do 6º Simpósio prepararão o 4º Congresso Missionário Nacional, que por sua vez será em vista do 5º Congresso Americano Missionário (CAM), em Santa Cruz de la Sierra, Bolívia, a realizar-se em julho de 2018, com o tema: “América em missão: o Evangelho é alegria”. É uma sucessão de eventos com o objetivo comum resgatar, orientar e fortalecer processos de consciência e de saída missionária em nossas Igrejas.


OBJETIVO GERAL

Por ocasião dos 10 anos da Conferência de Aparecida, proporcionar um balanço dos impulsos recebidos, sua incidência e ressonância na caminhada da Igreja da América Latina, em preparação ao 4º Congresso Missionário Nacional e ao 5º Congresso Americano Missionário.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

  • Fazer um balanço da caminhada missionária da Igreja no Brasil em relação às perspectivas lançadas por Aparecida e pelo magistério universal da Igreja.
  • Aprofundar os três eixos temáticos do instrumento de trabalho do 4º Congresso Missionário Nacional: a Alegria do Evangelho, Sinodalidade e Comunhão, Testemunho e Profecia.
  • Debater sobre os caminhos da missão na América Latina de hoje para amanhã, resgatando a memória das testemunhas, em vista de uma pauta para a ação e a animação missionária.

PÚBLICO 


Docentes de missiologia, mestres, doutores, especialistas, pós-graduandos, membros e representantes de instituições, comunidades e organismos missionários.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO 


  • Segunda, 20 de fevereiro, às 18h00: acolhida, celebração eucarística e abertura.
  • Terça, 21 de fevereiro: A ALEGRIA DAS BEM-AVENTURANÇAS PARA UMA IGREJA EM SAÍDA. Uma nova maneira de ser, crer e evangelizar. (1) Viver as Bem-aventuranças numa Igreja em saída – Tea Frigério, mmx. (2) Forjar o anúncio da Boa Nova de um mundo em crise – Roberto Zwetsch, pastor luterano 

  • Quarta, 22 de fevereiro: SINODALIDADE E COMUNHÃO DE UMA IGREJA DISCÍPULA MISSIONÁRIA. Desafios e perspectivas dez anos pós-Aparecida. (1) (Des)compassos de uma Igreja em saída: 10 anos pós-Aparecida – Agenor Brighenti. (2) Sinodalidade e comunhão: contornos e ressonâncias do magistério do Papa Francisco – 
Paulo Suess 

  • Quinta, 23 de fevereiro: TESTEMUNHO E PROFECIA DE UMA IGREJA MARTIRIAL Memórias e caminhos para uma conversão pastoral e missionária. (1) A dimensão martirial da conversão pastoral. A herança espiritual de Dom Helder e a 
memória dos mártires para uma Igreja em saída – Marcelo Barros. (2) Testemunho e profecia da ação missionária hoje: enfoques e perspectivas a partir dos 
sujeitos eclesiais – Marline e Cleber, missionários do Cimi 

  • Sexta, 24 de fevereiro, até 12h00: conclusões e sínteses; discussão e aprovação de uma mensagem 
final; articulação da Rede de missiolog@s; avaliação.

METODOLOGIA

Duas sessões de manhã de exposições e debates. Duas sessões à tarde de grupos de estudo sobre o texto-base do 4º Congresso Missionário Nacional, plenários, testemunhos missionários, apresentações de iniciativas e publicações.

DATA E LOCAL

A Semana será realizada de 20 a 24 de fevereiro, no Centro Cultural Missionário, SGAN 905 Conj. “C” – Brasília, DF – Fone: (61) 3274.3009.

INSCRIÇÕES

Poderão ser efetuadas pela internet através do website: www.ccm.org.br. A taxa, incluindo simpósio e hospedagem, é de R$ 700,00. Vagas limitadas.