O golpe: BRICS, dólar e petróleo

de Euclides Mance – 31/01/2019

O texto que deu origem a esse livro foi organizado para a realização de uma conferência na Universidade Autônoma Metropolitana do México em abril de 2018. Na sequência, foi ampliado para uma aula no curso de extensão sobre “O Golpe de 2016”, realizado na Universidade Federal do Paraná.

Alguns tópicos do livro permaneceram na forma de uma exposição sintética, apropriada a uma conferência, seguindo a cronologia dos acontecimentos. Outros, por sua vez, foram desdobrados de maneira analítica, com detalhamentos próprios a aulas de aprofundamento temático.

A obra, em seu conjunto, traz elementos para entender-se o golpe de estado ocorrido no Brasil em 2016, analisando o contexto nacional e global em que ele foi consumado, alguns mecanismos adotados em sua execução e alguns objetivos já alcançados com a sua realização.

Ela oferece, igualmente, uma chave interpretativa para compreender como o crescimento dos BRICS – cujo PIB em paridade de poder compra ultrapassou o PIB da União Europeia e o PIB dos Estados Unidos há vários anos – tornou-se um desafio à manutenção da hegemonia econômica global norte-americana.

MANCE, Euclides. Para entender o golpe: contexto, mecanismos e objetivos. Passo Fundo: IFIBE, 2018. 434 f.; 30 cm. ISBN 978-85-69343-45-5

Baixe o livro em formato eletrónico