Caminho para Missão: fazendo missiologia contextual

de Guy Labonté e Joachim Andrade – 20/12/2007

Nesse começo de 2009 está sendo lançado o livro “Caminho para Missão: fazendo missiologia contextual”. Trata-se de uma coletânea de artigos organizados pelos padres Guy Labonté e Joachim Andrade, e publicada pelo Centro Cultural Missionário da CNBB de Brasília.
Este livro é uma colaboração na reflexão teológica e missionária. Durante o ano, o Centro Cultural Missionário – CCM recebe missionários (as) que se preparam para um serviço, tanto nas Igrejas-irmãs dos diversos Continentes, quanto na nossa Igreja do Brasil. Recebemos a assessoria de vários professores, pastores, educadores e até peritos que ajudam a reflexão, a formação e o incentivo para aprofundar a dimensão missionária.
Então, quase todos os artigos aqui publicados foram escritos por pessoas que colaboram regularmente e estreitamente com o CCM desde muitos anos. É uma maneira de participar na formação e também no destaque de uma reflexão teológica. Cada autor apresenta a riqueza de sua reflexão, sabendo que é mais um ponto de partida para ajudar os sujeitos da missão, do que um resultado definitivo.
O livro é um instrumento para as pessoas que atuam nas comunidades, que formam grupos de reflexão e também que têm sede de aprofundar alguns temas relacionados à espiritualidade e às situações missionárias. Assim, a primeira parte trata da realidade da missão no Brasil. São apresentadas algumas situações que chamam mais a atenção da Igreja, mesmo sabendo que têm muitos outros temas a serem aprofundados. Os autores são inspirados pela reflexão feita à luz do evento e documento de Aparecida. Na segunda parte, os escritos são orientados para nos ajudar numa reflexão, com ênfase na teologia, na espiritualidade e liturgia a partir de uma visão antropológica da missão. E a terceira parte nos proporciona um espaço com perspectivas de evangelização no mundo atual, para termos um cuidado com a formação contínua dos missionários que estão em atividades pastorais e evangelizadoras.
É um convite aos leitores para cumprir melhor o seu compromisso de discípulos missionários em situações sempre mais desafiadoras. A imagem dos discípulos de Emaús nos inspira e influencia a caminhar para discernir o que o Senhor nos fala pelas pessoas e pelos sinais de nossa realidade e também a descobrir novos horizontes para o Brasil.
Desejamos que estes artigos sejam subsídios para darmos um passo adiante no compromisso missionário.

Pe. Guy Labonté, p.m.é.
Secretário executivo do Centro Cultural Missionário – CCM

OS ORGANIZADORES

Guy (Guido) Labonté, p.m.é. é sacerdote da Sociedade das Missões Estrangeiras – SMÉ de Québec, Canadá. Logo após a sua ordenação, foi nomeado para o Japão onde exerceu um trabalho no mundo operário sendo uma presença ativa e dando um serviço pastoral nas pequenas comunidades. Ficou durante um período de 10 anos na terra “nippone” aprendendo muito da cultura e partilhando com o povo. Na SMÉ, deu serviço como conselheiro geral e também animador missionário. Após um ano de estudo em Missiologia na Universidade Saint-Paul, Ottawa, em 1992, foi nomeado para a América do Sul.
No Brasil, logo após o estudo da língua portuguesa, foi trabalhar na Prelazia de Coari – Amazonas, acompanhando as comunidades ribeirinhas, organizando o serviço de Animação missionária e dando formação missionária a jovens se preparando para a missão além-fronteiras. Foi responsável do grupo misto de leigos (as) e padres da Sociedade e também da Pastoral de conjunto da Prelazia até 1998.
Em 2000, se mudou para Manaus, exercendo uma responsabilidade na animação e formação missionária na Arquidiocese e também em nível do Regional Norte I que abrange nove Dioceses e Prelazias.
Desde 2005, exerce o cargo de secretário executivo do Centro Cultural Missionário, organismo da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil- CNBB. Em 2007, foi eleito responsável regional de sua Sociedade para coordenar três grupos, seja do Peru, Chile e Brasil.

Joachim Andrade, missionário da Índia e membro da Congregação do Verbo Divino e atualmente reside em Curitiba. Teve sua formação na Filosofia e Teologia no Pontifício Instituto Jnana Deepa Vidyapeeth, em Pune, Índia e obteve uma licenciatura em Língua Inglesa na Universidade de Mysore. Formou-se também na dança clássica indiana, estilo Bharata Natyam pelo Gyan Ashram Institute of Performing Arts, de Mumbai (uma das mais prestigiosas escolas da Índia). Em 2003, concluiu um mestrado em Antropologia Social pela Universidade Federal do Paraná, com uma dissertação em que abordava a dança clássica indiana. O tema também inspirou sua tese de doutorado (defendida no Departamento de Estudos Pós-Graduados em Ciências da Religião da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo em 2007), focada na destradicionalização da arte entre praticantes brasileiros.
Vivendo no Brasil desde 1992, realizou seu trabalho na pastoral vocacional pela Congregação e depois assumiu o cargo de reitor de casa de formação em Curitiba. Em 2005 foi nomeado como Secretário das Missões da Congregação dos missionários do Verbo Divino e ao mesmo tempo assumiu o cargo de coordenador da dimensão do Ecumenismo e Diálogo Inter-religioso da Arquidiocese de Curitiba. Atualmente o Pe. Joachim Andrade é provincial da congregação do Verbo Divino na região sul do Brasil e é professor de Teologia na Faculdade Vicentina em Curitiba. Também assessor do CENFI na dimensão da missão ad gentes. Publicou diversos artigos científicos e autor do livro: Dança Clássica Indiana – História, Evolução, Estilos.

ANDRADE, Joachim; LABONTÉ, Guy (Org.). Caminhos para a missão. Fazendo missiologia contextual. Brasília: CCM, 2008. 421 p.