Carta-compromisso do 1º Congresso Missionário do Regional Nordeste 3

de Pascom – 20/05/2023

“Ide da Igreja Local aos confins do mundo”, este foi o tema abordado no 1º Congresso Missionário do Regional Nordeste 3, formado pelas arquidioceses e dioceses da Bahia e de Sergipe. O encontro, realizado de 26 a 28 de maio, foi sediado na Paróquia São José Operário, da Diocese de Teixeira de Freitas – Caravelas (Bahia), e contou com as presenças de padres, religiosos, religiosas, leigos e leigas.

Como parte da programação, os participantes refletiram e discutiram sobre o projeto missionário desenvolvido nas Igrejas Particulares, bem como tiveram a oportunidade de participar de oficinas cujas abordagens se deram sobre a missão junto aos povos indígenas, nômades, seminaristas, jovens, adolescentes e crianças. Todo o encontro foi conduzido pelo padre Estevão Raschietti.

Como resultado, foi elaborada uma carta-compromisso, que será enviada para o Congresso Missionário Nacional que acontecerá em novembro deste ano, e que foi lida aos participantes ao final da Santa Missa na Solenidade de Pentecostes, presidida pelo bispo da Diocese de Teixeira de Freitas, Dom Jailton Oliveira Lino, encerrando o encontro.

Confira, abaixo, a íntegra do texto:

 

CARTA-COMPROMISSO DO 1º CONGRESSO MISSIONÁRIO REGIONAL NE3

Prezados senhores arcebispos, bispos, presbíteros, diáconos, religiosos/as, seminaristas e missionários/as dos COMIDIs e das demais FORÇAS missionárias, “Corações Ardentes, Pés a Caminho” (Lc 24).

O Conselho Missionário Regional (COMIRE NE3), as Pontifícias Obras Missionárias (POM), a Comissão para a Ação Missionária e Cooperação Intereclesial (COMINA) e a Diocese anfitriã de Teixeira de Freitas/Caravelas, celebrou nos dias 26, 27 e 28 de maio do ano corrente, o 1º. Congresso Missionário Regional NE3 (Bahia/Sergipe). Colocaram os pés à caminho os missionários/as das Arqui/dioceses de Aracaju, Bonfim, Bom Jesus da Lapa, Barra, Caetité, Cruz das Almas, Camaçari, Eunápolis, Estância, Feira de Santana, Itabuna, Ilhéus, Juazeiro, Livramento de Nossa Senhora, Propriá, Ruy Barbosa, Salvador, Teixeira de Freitas e Vitória da Conquista.

Em sintonia temática com o 5º. Congresso Missionário Nacional que será realizado na Arquidiocese de Manaus (AM) de 10-15 de novembro de 2023, refletimos o tema central: “Ide! Da Igreja Local aos Confins do Mundo” e o Lema: “Corações Ardentes, Pés a Caminho” (Lc 24). Nesta oportunidade, contamos com a extraordinária assessoria do missiólogo Dr. Pe. Estevão Raschietti, das Coordenações Estaduais das Pontifícias Obras Missionárias do nosso regional Bahia/Sergipe, das forças missionárias do CIMI e da Pastoral dos Nômades e com as valiosas partilhas dos missionários/as Ad Gentes presentes em nosso Regional.

A feliz coincidência com a solenidade de Pentecostes nos comprometeu ousadamente com “a missão Ad Gentes das Igrejas locais, trilhando um caminho de escuta do Espírito Santo, a fim de uma verdadeira conversão missionária de nossas comunidades eclesiais até os confins do mundo”. Desde modo, assumimos, enquanto regional NE3, sob o protagonismo do Espírito Santo o compromisso de:

  1.  Aprofundar a própria experiência com Cristo, na oração pessoal e comunitária, na meditação assídua da Palavra de Deus e nas celebrações litúrgicas, como base para a própria conversão e fundamento de toda a evangelização, expressando a alegria do encontro com Jesus como sinal da própria identidade cristã;
  2.  Ser uma Igreja ousada, animada e criativa dando voz e vez as crianças, jovens e todos os marginalizados e excluídos (Indígenas, nômades, LGLBT, negros, mulheres);
  3.  Comprometer em criar e fomentar em todas as paróquias de nossas dioceses as Pontifícias Obras Missionárias, sobretudo, a partir dos COMIPAS assumindo também projetos além fronteiras.
  4.  Repensar o modo de descolonizar o modo de propor a fé, em sinodalidade no espírito de serviço diálogo e comunhão fraterna a partir da exigência do nosso tempo;
  5.  Arriscar novas estruturas eclesiais, menos jurídicas, clericalista. Sonhar e assumir a formação missionária do todo cristão leigo, sobretudo, dos ministros ordenados comprometida com o Evangelho, gerando testemunhos de uma fé destemida e fortemente engajada.
    6. Ser uma Igreja profética, defensora da vida, das causas da verdade e da justiça;
  6. Incentivar o espírito missionário de partilha também de recursos financeiros para fortalecer cooperação e animação missionária nas dioceses e além fronteiras;

Nós, congressistas missionários/as com o coração ardendo, estamos convictos de que o Espírito Santo nos impulsiona a viver em estado permanente de missão. Por isso, esta carta se dirige a todas às comunidades eclesiais comprometida com evangelização, animada pelo Espírito Santo na condução da sua Igreja no tempo em a história.

Solenidade de Pentecoste
Participantes do 1º Congresso Missionário Regional NE3
Teixeira de Freitas, 28 de maio de 2023.

Foto: Pascom da Diocese de Teixeira de Freitas