CCM promove 2º módulo de pós-graduação em Missiologia

de Imprensa CNBB – 20/01/2021

De 18 a 29 de janeiro, o Centro Cultural Missionário (CCM), filial vinculada à Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), promove o 2º módulo da pós-graduação Latu Senso em Missiologia realizado em parceria com a Faculdade de Teologia (Fateo) de Brasília (DF). O curso teve início em janeiro do ano passado com um módulo presencial. Desta vez, em função da pandemia, o módulo está sendo realizado virtualmente.
O bispo auxiliar do Rio de Janeiro e secretário-geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Joel Portella Amado, participou da abertura do segundo módulo do curso na manhã do dia 18 de janeiro. Segundo o secretário-geral da CNBB, não dá para separar o curso do que está sendo vivido no mundo e no Brasil com a pandemia. “O especificamente acadêmico não está separado da vida das pessoas e dos povos. Para a Igreja, que é missionária por natureza, quanto maiores forem as dificuldades maior deve ser a missão”, disse.

“Esse segundo modo da pós em missiologia, que em virtude da pandemia está sendo realizado de modo virtual, é uma resposta de que a Igreja não está parada e acomodada, preocupando-se consigo mesma ou indiferente à dor de muitos irmãos e irmãs”, disse.

Multiplicadores da missão

Segundo o diretor do Centro Cultural Missionário (CCM), o padre Djalma Antônio da Silva, o curso tem como objetivo a formação missionária de multiplicadores da missão nas diversas realidades onde atuam. Participam do curso 45 alunos sendo cristãos leigos e leigas, seminaristas, consagrados e consagradas, padres, diáconos e religiosas. O diretor do CCM destaca que há participantes de todas as regiões brasileiras.

“Nos documentos da Igreja, especialmente a exortação apostólica pós-sinodal Verbum Domini, os padres sinodais recomendaram que se estabeleçam, por meio da valorização de estrutura acadêmicas já existentes, centros de formação para missionários nos quais se aprenda compreender e a viver a palavra de Deus”, disse.

Esse segundo módulo conta com cinco disciplinas: Teologia da Missão I e II, Fontes Bíblicas da Missão, Missão e Doutrina Social, Missão Ad Gentes e Inter Gentes e Espiritualidade Missionária. As aulas acontecem no período da manhã, das 8h15 às 11h45. O período da tarde é dedicado às orientações pedagógicas.