Criado portal com dados da migração mundial

de Fátima Missionária – 20/12/2017

Plataforma reúne informações sobre as tendências mundiais em matéria migratória e resulta de uma parceria entre o governo alemão e a Organização Internacional para as Migrações

A ideia surgiu há pouco mais de um ano, foi trabalhada por uma equipa de especialistas, e apresentada ao público recentemente. Trata-se do Portal de Dados Migratórios, uma plataforma virtual onde estão concentradas todas as informações sobre as migrações mundiais, e que resultou de uma parceria entre o governo alemão e o Centro de Análise de Dados da Organização Internacional para as Migrações (OIM).

«É especialmente em momentos críticos, tais como os que se vivem na atualidade, que a nossa tarefa consiste em assegurar que as respostas à migração estão baseadas em fatos sólidos e em análises precisas», justificou o diretor-geral da OIM, William Lacy.

O novo portal disponibiliza dados mundiais sobre as migrações, derivando para uma ampla gama de temas como as tendências em imigração e emigração, as ligações entre migração e desenvolvimento, dados sobre a migração irregular e políticas migratórias.

Para Frank Laczko, diretor do Centro de Análise de Dados da OIM, é fundamental «que todos tenham acesso aos dados sobre a migração, e que se compreendam melhor as virtudes e debilidades destes dados», sobretudo numa altura em as migrações são um assunto prioritário na agenda global.

Fonte: Fátima Missionária