Esperança em tempos sombrios: a missão cristã e a extrema direita no Brasil

de Estêvão Raschietti – 20/03/2021

A extrema direita em um país nunca descolonizado como o Brasil sempre existiu, também nos meios eclesiásticos católicos, nos movimentos cristãos de renovação espiritual, nas personalidades e nas organizações de tendência integrista e fundamentalista.

Agora chegou ao poder com uma arrogância e um revanchismo assustador, cumplice um apoio popular em parte fruto de uma manipulação mediática numa luta improvável contra a corrupção. Essa ascensão anunciada confluiu na eleição de Jair Messias Bolsonaro a Presidente da República Federativa do Brasil.

O que está por detrás deste acontecimento, o que sustenta o enredo popular em torno dessa figura, o que se espera do processo antidemocrático que está sendo orquestrado e, sobretudo, quais deveriam ser os caminhos da missão junto às bases populares nestes tempos desafiadores, são as questões abordadas nesse ensaio, cujo objetivo é tentar traçar pistas de entendimento de um fenômeno complexo para elaborar critérios para uma atuação pastoral profética.

Leia o artigo