IV Encontro da Igreja na Amazônia atualiza compromissos de 1972

de CNBB – 09/06/2022

Os participantes do IV Encontro da Igreja Católica na Amazônia Legal, – realizado de 06 a 09 de junho, no Seminário São Pio X, em Santarém (PA) lançaram nesta quinta, 9, o novo Documento, denominado no texto introdutório como “Documento Jubilar”, no qual as diretrizes e prioridades elaboradas há 50 anos são atualizadas à luz do Sínodo para a Amazônia.

Da mesma maneira que Santarém/72 foi uma acolhida criativa do Concílio Vaticano II e da Conferência de Medellín, o IV Encontro da Igreja Católica na Amazônia Legal dá continuidade às trilhas do Sínodo para a Amazônia e assume suas inspirações ancorado na Exortação Pós-Sinodal ‘Querida Amazônia’ e aponta de forma ousada os caminhos da evangelização no território amazônico.

O documento se coloca como objetivo ser, na Região Amazônia, uma Igreja com rosto amazônico, em saída missionária, servidora, solidária, cuidadora da vida e defensora da natureza, nossa casa comum.

Representada, no IV Encontro, por religiosos, religiosas, presbíteros, bispos, cardeais, leigos e leigas-, a Igreja na Amazônia assume os sonhos do Papa Francisco expressos em ‘Querida Amazônia’ e apresenta linhas prioritárias para a missão, entre elas, o fortalecimento das Comunidades Eclesiais de Base, “que constituem uma dinâmica muito própria da Igreja em nossas dioceses e prelazias”.

Outro compromisso assumido foi com o princípio da “ministerialidade” como “uma forma de encarnada organização eclesial e uma exigência do processo de encarnação”; a participação das mulheres, por serem “elas que estão nas coordenações, nos ministérios da Palavra e da Eucaristia, na animação litúrgica, no cuidado com os pobres e nos enfrentamentos mais acirrados. São as mais numerosas nos serviços e menos presentes nas instâncias de decisão”.

Carta do Papa Francisco ao IV Encontro da Igreja Católica na Amazônia Legal

Mensagem dos Participantes do IV Encontro da Igreja Católica na Amazônia Legal