Núcleo do Rito Amazônico se reúne em Santa Cruz de la Sierra

de Micaela Diaz – 15/09/23

Vinte delegados do Núcleo do Rito Amazônico da Conferência Eclesial da Amazônia (CEAMA) se reúnem de 12 a 14 de setembro, na Arquidiocese de Santa Cruz, para socializar referências sobre a realidade amazônica em vista da elaboração do Marco Geral do rito e definir os próximos passos de trabalho do núcleo.

A criação do Rito Amazônico surgiu como proposta do Sínodo para a Amazônia. O núcleo está formado por 20 membros segundo critérios de representatividade.  A comissão para o rito, sob os cuidados da CEAM, está dividida em quatro subcomissões: Antropológica-Sociológica e Espiritual, Histórica-cultural, Teológica-eclesiológica e Ritual-jurídica.

Por meio desse núcleo se está trabalhando na “leitura da realidade religiosa, antropológica, cultural, tradicional e teológica das culturas amazônicas, para resgatar e aprofundar o estudo das tradições e ritos que foram nascendo dentro da Amazônia nestes 500 anos de presença da religião cristã e católica, para imergir o processo de inculturação”, assinala o bispo do Vicariato Apostólico de Pando e coordenador do Núcleo do Rito Amazônico na CEAMA.

Esta equipe de trabalho se reúne em Santa Cruz (Bolívia) de maneira presencial, depois de um ano e meio de trabalho virtual, para dar passos e programar uma segunda etapa de avanço deste processo. “É uma alegria esse momento de encontro dentro do caminho da CEAMA e com esta perspectiva ir aproximando e traduzindo cada vez mais o Sínodo da Amazônia”, afirma o bispo.

Durante o encontro haverá exposições e serão compartilhadas as investigações realizadas pelas quatro subcomissões, para identificar elementos comuns da região amazônica que serão considerados na elaboração do Marco Geral do Rito. Dom Coter espera que esta presença dos delegados seja iluminada, “pela realidade eclesial no caminho desta terra sagrada na qual todos somos convidados a caminhar, tirando os calçados, para reconhecer como Deus fala através desta terra e seus ambientes”.

“Deus, que quer levar-vos este anúncio de alegria e de esperança, capaz de exprimir-se nos sinais específicos das suas culturas”, enfatizou Dom Coter ao mesmo tempo que concluiu esperando que os povos, culturas e Igreja da região amazônica se reconheçam neste Rito Amazônico.

O encontro começou com um momento de espiritualidade, guiado pela Ir. Marlene Cachipuendo, missionária Laurita, que com achote (tinta natural), pintou os participantes realizando o rito guarani, que simboliza a proteção do território, que é o corpo e nos une à terra. Também foram compartilhados artesanatos das diferentes regiões, demonstrando a fraternidade e conexão que existe entre os povos.

Por sua vez, Mons. Nicolás Castellanos, chefe do projeto Novos Homens na área do plano de três mil da cidade de Santa Cruz, deu as boas-vindas aos delegados que se reunirão de 12 a 14 de setembro na Casa San Juan XXIII, na cidade de Santa Cruz. Ele disse que “a Eucaristia faz comunidade, não há comunidade sem a Eucaristia”, lembrando que 20 mil comunidades indígenas nas margens da Amazônia são privadas da Eucaristia por longos períodos de tempo.

No decorrer da manhã, a memória do processo do núcleo e sua tarefa foi revista, a facilitação deste momento foi acompanhada por Agenor Brighenti, teólogo brasileiro e consultor teológico do Conselho Episcopal Latino-Americano e Caribenho (Celam) e Dom Eugenio Coter, bispo do Vicariato Apostólico de Pando e coordenador do núcleo.

Brighenti destacou que esse trabalho começou de baixo para cima e que por trás do Rito Amazônico há uma visão de Igreja e cultura. Por sua vez, dom Coter lembrou que esse Núcleo é formado por membros, eleitos segundo diferentes critérios de representatividade, e está dividido em quatro subcomissões que correspondem a quatro áreas: antropológico-sociológica e espiritual, histórico-cultural, teológico-eclesiológico e ritual-jurídico.

No decorrer da tarde, foram revisados os Ritos da Igreja e o Rito Amazônico, apresentação que ficou a cargo do padre Kasper M. Kapron OFM, e depois passaram para mesas de trabalho nas quais foram vistos os aspectos sociológicos e antropológicos da vida dos povos da Pan-Amazônia, com o moderador José Carlos Caamaño.

Este dia terminou com uma Eucaristia, presidida por Dom René Leigue, Arcebispo da Arquidiocese de Santa Cruz e Presidente da Rede Eclesial Pan-Amazônica na Bolívia (REPAM – Bolívia).

“O objetivo é ter em mente as referências básicas comuns da realidade amazônica, tendo em vista a elaboração do Marco Geral do Rito Amazônico e a definição dos próximos passos do trabalho do Núcleo”, conforme consta na convocação para este encontro.

Em umas sessões de Encontros Virtuais de 27 a 30 de novembro de 2023, das 19h30 as 21h30 da Bolívia, serão apresentados os textos finais de todas as comissões

Um Rito Amazônico – Encontro Virtual
O Núcleo do Rito Amazônico da CEAMA deseja compartilhar com todas as Igrejas Locais da Amazônia os resultados alcançados. Convidamos as Igrejas Locais a recolher experiências de inculturação dos Sacramentos e Sacramentais.

Encontro com as Igrejas Locais da Amazônia Brasileira, Guiana Francesa, Inglesa e Suriname
Dias 27, 28, 29 e 30 de Novembro
20h30 às 22h30h (horário de Brasília)

Inscrições: https://bit.ly/493VBUv
Link do encontro online: https://us06web.zoom.us/j/85939738855