Para além do ad gentes: caderno 10 do Centro de Estudos Missionários Latino-Americano

de CEMLA – 01/07/23

O décimo primeiro encontro do Centro de Estudos Missionários Latino-Americano (CEMLA), aconteceu em Mazatlán, México, de 6 a 10 de março de 2023. Abordamos o tema que nos propomos sobre: “O carisma missionário ad gentes é ainda relevante?”. As conjunturas históricas mudaram, as teologias da missão avançaram significativamente, a crise dos organismos missionários não encontrou caminhos de saída, de consequência, algumas perspectivas da missão ad gentes estão sendo questionadas em sua consistência e atualidade.

Optamos por apontar alguns pontos para a reflexão, pois acreditamos que a cultura missionária tem que passar por uma profunda ressignificação para não viver de clichés anacrônicos, esvaziados de seus conteúdos e de seus apelos para a atual momento histórico.

Descolonizar, desclericalizar, desvincular a missão de projetos pessoais, congregacionais e institucionais, com seus resquícios proselitistas, etnocêntricos e eclesiocêntricos, é o caminho que nos espera apesar de uma conjuntura geral ostentar um saudoso conservadorismo “retrotópico”. Em jogo não está somente a relevância do carisma de uma congregação missionária, mas algo de fundamental para a vida da Igreja: ou nós encaramos os desafios missionários por como eles se apresentam hoje para além do ad gentes, ou nós embarcamos de volta a um imaginário pré-conciliar, ficando insignificantes, desconectados, deixando de abandonar as estruturas caducas que já não favorecem a transmissão dafé (DAp 365).

Apesar de inúmeras declarações de boas intensões, a prática missionária e a articulação institucional nos parecem ainda muito nebulosas, quando às vezes enveredando por manifestações sombrias.

Acesse aos artigos do Caderno 10 do CEMLA