Rafael Lopez é o novo secretário nacional da União Missionária

de POM Brasil – 29/11/2023

Durante a Assembleia Geral das Pontifícias Obras Missionárias, realizada no dia 20 de novembro, foi anunciado o novo secretário nacional da Pontifícia União Missionária. A partir de fevereiro de 2024, Pe. Rafael Lopez Villasenor assume a função junto às POM, em sua sede em Brasília (DF). Atualmente o serviço da secretaria está sob responsabilidade de Pe. Antonio Niemiec, missionário redentorista, a frente da Obra desde 2018.

História de atuação missionária

Pe. Rafael nasceu no México em 28 de setembro de 1965. Fez sua consagração missionária com os Missionários Xaverianos em 14 de agosto de 1988. Veio para o Brasil em julho de 1991. Realizou seus estudos de teologia na Faculdade de Teologia Assunção em São Paulo (1992-1995). Foi ordenado presbítero em 06 de janeiro de 1996. Atuou como pároco na paróquia São José Operário em Pinhais (Arquidiocese de Curitiba), Vigário Paroquial na paroquia Sagrada Família e logo pároco da paróquia Sagrado Coração de Jesus em Guaianazes, periferia de São Paulo (Diocese de São Miguel Paulista). Fez parte do CEBI de São Paulo e coordenador das CEBs de São Miguel Paulista. Possui Mestrado em Ciências da Religião e Doutorado em Ciências Sociais pela PUC-SP. Posteriormente atuo em Curitiba na Animação Missionária no Centro Cultural Conforti, atuando nos organismos missionários e na CRB. Foi formador na Filosofia. Superior Regional dos Missionários Xaverianos do Brasil Sul durante seis anos. Participou de três Capítulos Gerais de sua congregação.

União Missionária: o coração das Obras

A Pontifícia União Missionária, através do serviço de formação, tem ajudado a fomentar a consciência da vocação e responsabilidade missionária em vista de um novo impulso à missão evangelizadora na sociedade, na Igreja local e no além-fronteiras. Esse serviço de articulação e colaboração, no que se refere à formação missionária, objetiva contribuir para criar nos cristãos – ordenados, consagrados e leigos – uma nova mentalidade missionária; essa é uma tarefa urgente, mas também, árdua e difícil.

Entre suas diversas atividades, destaca-se a articulação dos Conselhos Missionários de Seminaristas (COMISE), que em 2024 celebram 40 anos de existência. A União Missionária colabora com o COMISE através da articulação em nível nacional, com assessorias nos encontros de formação missionária, retiros, congressos missionários, da elaboração de subsídios formativos, da articulação e preparação de experiências missionárias de seminaristas em nível nacional, regional, provincial e diocesano.