Revista SIM apresenta o 5º Congresso Missionário Nacional

de de POM Brasil – 02/01/2024

A cidade de Manaus marcou um capítulo significativo na jornada missionária do Brasil, especialmente pela realização do 5º Congresso Missionário Nacional que aconteceu de 10 a 15 de novembro de 2023. O encontro transcendeu fronteiras geográficas e uniu corações e mentes dedicados à animação missionária, do norte ao sul do Brasil.

Manaus, a porta de entrada para a vastidão verde da Amazônia, serviu como cenário inspirador para o Congresso Missionário. O evento não apenas destacou a importância da região amazônica em termos ecológicos e culturais, mas também reforçou a necessidade de uma abordagem missionária contextualizada e sensível às realidades locais.

O Congresso reuniu missionários e missionárias de todo o país, proporcionando um ambiente rico em diversidade de perspectivas e experiências. Conferências, oficinas, grupos de trabalho e momentos de partilha permitiram, aos participantes, revelarem diferentes abordagens e estratégias do trabalho missionário, gerando abertura de novas ideias para a ação missionária da Igreja.

O cerne do Congresso foi a renovação dos compromissos missionários firmados a partir do Programa Missionário Nacional. A reflexão profunda sobre os desafios enfrentados pelos missionários na contemporaneidade levou à reafirmação vigorosa dos princípios fundamentais da missão cristã. Discussões sobre como integrar a missão à realidade social, econômica e ambiental foram cruciais para revelar uma abordagem holística.

O 5º Congresso Missionário Nacional não se limitou apenas ao território brasileiro. Parcerias internacionais foram fortalecidas, evidenciando a solidariedade global na busca por um mundo mais justo e compassivo. O compromisso de ir além das fronteiras, seja físicas, culturais ou ideológicas, foi ressaltado como um imperativo para uma missão verdadeiramente inclusiva.
Ao encerrar o Congresso, o desafio lançado foi transformar as reflexões e compromissos em ações concretas. Projetos missionários foram delineados, parcerias foram estreitadas e a chama missionária foi avivada. O desafio agora é levar a mensagem de esperança a todos os cantos do país, especialmente às regiões periféricas e esquecidas.

Nesta edição do SIM, apresentamos os artigos das principais conferências, ampliando a reflexão e levando o Congresso ainda mais longe. O 5º Congresso Missionário Nacional foi mais que um evento, mas também um marco na história da missão no Brasil. Tornou-se um chamado para a missão que transcende barreiras, abraça a diversidade e se compromete com a transformação social. Que as sementes plantadas em Manaus germinem e floresçam, inspirando um movimento missionário vibrante e resiliente em todo o país.

Que a luz missionária continue a brilhar, guiando nossos passos enquanto avançamos rumo a novos horizontes de amor, compaixão e serviço ao próximo. Boa leitura!

Acesse a nova versão do SIM