Carta-compromisso do 7º Congresso Missionário do Regional Sul 4

de Comire Sul 4 – 02/07/2023

A Igreja de Santa Catarina reunida na paróquia São Francisco de Assis em Balneário Rincão, Diocese de Criciúma, entre os dias 30 de junho e 02 de julho de 2023 e representada na sua diversidade de expressões e forças missionárias através dos 287 participantes, leigas e leigos, religiosas e religiosos, padres, diáconos e bispos. quer falar do seu compromisso missionário. Em nossos corações ainda faz eco o mandato de Jesus: “Ide! Fazei discípulos meus todos os povos” (Mt 28,19) c suas palavras fazem nosso coração arder e nossos pés colocarem-se a caminho (cf. Lc 24,13-35).

Reconhecemos ser urgente e necessário que o povo todo se identifique como igreja Local, pelo seu jeito próximo de ser, pela sua forma profética de anunciar e pelo seu compromisso batismal de existir. A comunidade dos batizados, com suas marcas e rostos é Igreja na sua totalidade e carrega a responsabilidade identitária de proclamar o Evangelho do Reino, numa dinâmica missionária. Não há outra forma de ser igreja de Jesus, se não a missionária! E o ser igreja missionária requer uma atitude convicta, fundamentada numa Espiritualidade do seguimento de Jesus e engajamento na realidade que a interpela. seja nos rincões onde vive ou nos confins para onde parte.

O esforço pastoral deve ser para o estabelecimento de relações com o outro e não para a autoreferencialidade. Nisso reside o constante chamado para o compromisso Ad Gentes. A missão aos confins da terra é o “sinal mais claro da maturidade da fé” (cf. RMi 49) e representa ao mesmo tempo, a origem, a meta e o conteúdo de toda atividade eclesial. Esta é a perspectiva que deve Animar todos os Sujeitos e estruturas da Igreja. Assim, o Regional Sul 4 assume o projeto de missão Ad Gentes em Moçambique como sinal de fé e comunhão da Igreja catarinense. Impulsionados por tal atitude, assumimos igualmente o compromisso de alargar este convite, estender a animação missionária nas dioceses e na sua capilaridade. estimular um estilo missionário comprometido verdadeiramente com a vida de todas e todos. Este passo assumido por nós, deve ser um sinal grande a todos os batizados, comprometendo-nos com a manutenção e a sustentação de um projeto missionário com o rosto de nossa gente e com o ardor de nosso carisma profético.

Expressamos nosso compromisso com a conversão pastoral missionária de toda a Igreja, num esforço coletivo para colocar toda ação evangelizadora cm chave missionária (cf. EG 27). Com ousadia e esforço criativo, desejamos discernir nossos objetivos, estruturas, estilos e métodos evangelizadores numa perspectiva que supere a lógica colonial. Expressamos ainda nossa preocupação com as realidades que nos interpelam localmente: as periferias urbanas, existenciais e especialmente dos povos indígenas, manifestando nosso compromisso com a vida destes povos, a defesa de seus direitos, suas culturas e sua terra.

Que Maria mãe da Igreja, Santa Catarina padroeira do nosso estado, São Francisco Xavier e Santa Terezinha do Menino Jesus, padroeiros da missão, nos ajudem nestes compromissos que aqui assumimos intercedendo junto a Deus pelas nossas crianças e juventudes, mulheres e homens que no cotidiano fazem nossa Igreja sensibilizar-se ao rosto de Jesus presente no outro para que efetivamente possamos construir um Reino que também é nosso.

Balneário Rincão, 02 de julho de 2023.
Solenidade de São Pedro e São Paulo