Rito Amazônico: apresentação dos referenciais básicos

de Ceama - 23/11/2023

Uma Igreja com rosto amazônico é uma aspiração e mesmo já uma prática secular das comunidades eclesiais encarnadas no território, que procuram expressar e viver a fé segundo as culturas de seus povos. O Sínodo da Amazônia acolheu essa aspiração e encarregou a Conferência Eclesial da Amazônia (CEAMA) de criar uma comissão para a elaboração de um Rito Amazônico (cf. FD 119; QAm, nota 120).

Depois de dois anos e meio de trabalho, gostaríamos de compartilhar com as Igrejas Locais da Amazônia os resultados de um primeiro passo. É fruto de uma coleta de informações por meio de pesquisa de campo e das propostas do Sínodo da Amazônia, mais concretamente da Síntese Narrativa do processo de escuta, do Documento Final e da Exortação Querida Amazônia do Papa Francisco. Foram identificados os referenciais antropológicos, culturais, teológicos e rituais básicos de um Rito Amazônico.

Clique aqui para baixar o texto completo do estudo preliminar

O Núcleo do Rito Amazônico da CEAMA deseja compartilhar com todas as Igrejas Locais da Amazônia os resultados alcançados. Convidamos as Igrejas Locais a recolher experiências de inculturação dos Sacramentos e Sacramentais.

Encontro com as Igrejas Locais da Amazônia Brasileira, Guiana Francesa, Inglesa e Suriname
Dias 27, 28, 29 e 30 de Novembro
20h30 às 22h30h (horário de Brasília)

Inscrições: https://bit.ly/493VBUv
Link do encontro online: https://us06web.zoom.us/j/85939738855