Teólogo Agenor Brighenti avalia os dez anos da Conferência de Aparecida

de Jaime Patias – 23/02/2017

Após dez anos da Conferência de Aparecida, o 6º Simpósio de Missiologia, que acontece em Brasília (DF), avalia os avanços e as resistências na implementação de suas propostas para uma Igreja missionária. O evento reúne ao longo desta semana, dias 20 a 24, no Centro Cultural Missionário (CCM), cerca de 70 pessoas entre teólogos, missiólogos, pesquisadores, representantes de instituições missionárias e agentes de pastoral de todo o Brasil.

Para falar sobre os “(Des)compassos de uma Igreja em saída: dez anos após Aparecida”, o Simpósio recebeu, nesta quarta-feira, 22, o padre Agenor Brighenti, professor no Programa de Pós-graduação em Teologia da PUC-Paraná. Brighenti é doutor em Ciências Teológicas e Religiosas na Universidade Católica de Louvain (Bélgica), especializado em Pastoral Social e Planejamento Pastoral e licenciado em Filosofia.

Em entrevista, o teólogo destaca os desafios e perspectivas do Projeto da V Conferência do CELAM. “Hoje, a reflexão teológica e o magistério da Igreja convergem. Temos um papa que dá muitas esperanças à caminhada da Igreja na América Latina. Mas nos últimos dez anos podemos dizer que estamos ainda iniciando esse processo de colocar a Igreja em saída na perspectiva missionária”, avalia o teólogo Agenor Brighenti. Confira a entrevista.

Qual a sua avaliação dos dez anos da Conferência de Aparecida?
Aparecida foi uma grata surpresa. O documento foi muito mais avançado do que parecia em sua preparação. Foi bem recebido pela Igreja ainda que de maneira tímida e com algumas controvérsias. Tivemos depois a surpresa do Pontificado do papa Francisco que projetou Aparecida por meio da Evangelii Gaudium e o documento ganhou relevância. Hoje, a reflexão teológica e o magistério da Igreja convergem. Temos um papa que dá muitas esperanças à caminhada da Igreja na América Latina. Mas nos últimos dez anos podemos dizer que estamos ainda iniciando esse processo de colocar a Igreja em saída na perspectiva missionária dentro de uma visão distinta daquela que predominou nos últimos 20 anos que era um projeto de reafirmar a Instituição, restringir-se aos católicos afastados e enfrentar as “seitas”.

A missão hoje se entende como oferecer gratuitamente a mensagem do Evangelho. Tornar o Reino de Deus presente nas diversas realidades por meio da Igreja, mas ao mesmo tempo, interagindo com outras mediações numa perspectiva ecumênica e inter-religiosa e com as instituições numa parceria.

Quais seriam os obstáculos encontrados na implementação do Projeto de Aparecida?
As dificuldades são múltiplas. Talvez esbarramos em uma estrutura de Igreja como a paróquia que não é missionária e que às vezes tem à frente um perfil de clero, que apesar das influências do Vaticano II, tem perpetuado o clericalismo em detrimento de uma Igreja com o protagonismo do laicato que deveria exercer o papel principal. Depois temos o laicato que carece de uma formação mais profunda para assumir o seu protagonismo. As oportunidades cresceram, mas ainda temos uma dívida com o laicato que deveria abraçar a proposta de Aparecida de maneira mais consciente.

Em sua palestra o senhor afirmou que Aparecida representou 500 anos de avanço, mas que chegou à década de 1960. O que quis dizer com isso?
O Vaticano II procurou atualizar a Igreja depois de praticamente 500 anos de defasagem frente à Reforma Protestante e à modernidade. Mas logo em seguida, tivemos muitas dificuldades para levar à diante a atualização (aggiornamento) do Concílio e aconteceu não só uma estagnação, mas um retrocesso em vários campos: liturgia, teologia, eclesiologia e visão de mundo. As últimas décadas foram marcadas por aquilo que se chamou de involução eclesial, uma volta ao fundamento e à tradição. Nesse sentido, Aparecida evitou um retrocesso ainda maior. Assim foi um avanço por que resgatou o Vaticano II e, portanto, nos colocou na década de 1960. Só que nós precisamos ir muito além trazendo para o novo contexto do século XXI as teses do Concílio que continuam estagnadas. Aparecida também precisa avançar. Nesse sentido, a Evangelii Gaudium de Francisco não só resgata Aparecida como abre a perspectiva de avanço na direção de continuar a renovação do Vaticano II.

Dizem que a dificuldade de consenso está na eclesiologia, na Cristologia e na teologia.
Quando Aparecida fala que a renovação do Vaticano II está estancada e que faltou coragem para avançar, coloca como referenciais a questão da eclesiologia, uma nova autoconsciência de Igreja. A Constituição Dogmática Lumen Gentium sobre a Igreja e a Gaudium et Spes (Alegria e Esperança) colocam a Igreja na ordem do dia, mas um dos obstáculos para poder avançar é criar consenso em torno do conceito de Igreja conforme o Concílio Vaticano II. Isso por que existem outras eclesiologias vindas do projeto de neocristandade e da cristandade que acabam sendo um ponto de estrangulamento na pastoral.

Aparecida também cita espiritualidades que não estão sintonizadas com a ótica do Concílio que bebe nas fontes bíblicas e da patrística. Existem espiritualidades que não são eclesiais, ou seja, alicerçadas na tradição milenar da Igreja. Tem certos grupos, movimentos e obras que respondem a objetivos imediatos e particulares ou para consumo individual e não em base à uma fé eclesial. Além dessa questão de espiritualidade temos a compreensão de uma Igreja toda ela ministerial. Existe uma dificuldade em colocar os bispos, padres e diáconos nessa perspectiva ministerial. A tendência é sempre reafirmar que são eles quem comandam, quando na realidade todos os ministérios nascem do Batismo. Esse é um ponto difícil hoje por que existe um certo medo de perder a identidade. O Concílio propôs uma renovação em todos os campos da Igreja e infelizmente nós não estamos sintonizados com essas propostas.

O Simpósio
Além de incentivar o debate missiológico o Simpósio de Missiologia visa contribuir com a preparação do 4º Congresso Missionário Nacional a ser realizado nos dias 7 a 10 de setembro de 2017, em Recife (PE), com o tema “A alegria do Evangelho para uma Igreja em saída. Este 4º Congresso por sua vez, prepara o 5º Congresso Americano Missionário (CAM 5), que acontecerá na Bolívia, em 2018.

O Simpósio é promovido todos os anos pela Rede Ecumênica Latino Americana de Missiólogos e Missiólogas (Relami), o Centro Cultural Missionário de Brasília (CCM), as Pontifícias Obras Missionárias (POM).

 Fonte: POM